segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Vegetarianismo, um Estilo de Vida

Técnica Mista

Por Karine de Abreu

Você deve estar se perguntando se um vegetariano come só folha e que existe somente um tipo de vegetariano, não é mesmo? Mas isso não é verdade. Existem algumas subdivisões, pessoas que comem só alguns alimentos. O Ovo-lacto-vegetariano não consome nenhum tipo de carne, mas inclui ovos e leite (e derivados, como queijo, iogurte) em sua alimentação. Esta é a forma mais “popular” de vegetarianismo. O Lacto-vegetariano não come nenhum tipo de carne nem ovo, mas inclui leite e derivados do leite (laticínios). Já os veganos excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal: carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte), ovos, mel, gelatina.O veganismo é mais um estilo de vida do que apenas uma opção alimentar. Esta opção é seguida como um princípio. Há o Crudívoro, que ingere apenas alimentos crus. O Frugívoro, também conhecido como frutívoro ou frutariano que é um sistema alimentar que admite apenas o consumo de frutas na alimentação.

“ Aos 10 anos me tornei vegetariano e seis anos mais tarde, por evolução da minha filosofia de vida tornei-me vegano.” Para o estudante Rogério Pereira, de 20 anos, o veganismo é um ato de amor aos animais e com a vida em si, por isso um grupo de pessoas não utiliza produtos de origem animal e boicota empresas que fazem isso. O veganismo é uma ideologia de vida, acima de tudo sobre respeito ao próximo. O estudante afirma: - “Hoje em dia o fato de comer carne se tornou um problema sério para o meio ambiente, pois a criação afeta as nossas águas, o nosso solo, o nosso ar e a nossa biodiversidade”. A escolha por essa opção de vida foi dele mesmo, - Tornei-me vegano a partir de uma necessidade que o vegetarianismo não supria, não basta só não comer a carne e continuar a usar produtos de origem animal”, acrescentou.

A alimentação é a mesma de qualquer outra pessoa, comem grãos, cereais, verduras. Só não consomem produtos derivados da exploração animal. Embora esteja no começo, indústrias vêm crescendo e trazem opções veganas e vegetarianas em produtos alimentícios “Dizer que não consumir produtos de origem animal é prejudicial à saúde é falta de esclarecimento”, incluiu indignado. A vida social fica um pouco complicada e o vegano acaba sendo excluído da sociedade por não ter tanta facilidade de opções de alimentação como os carnívoros, que são a maior parte. Com facilidade é muito difícil achar em qualquer lugar alimentos que não sejam de origem animal “A maioria dos restaurantes que eu freqüento são vegetarianos, mas isso não significa que seja fácil achar comida sem leite, queijo ou ovo.” Muitas vezes, fica mais fácil fazer a própria comida: “São poucos os restaurantes voltados para vegetarianos, então a população vegana ou come em casa ou se adapta aos restaurantes tradicionais”,concluiu. “.

O universitário Fábio Paresha, de 37 anos, nunca comeu nenhum tipo de carne, nem branca, mariscos ou vermelha. Os pais eram da religião Hare Krishna que não tem o hábito de comer o alimento e passaram esse costume ao filho. “Depois que eu cresci meus pais me deram o direito de escolher ou não a carne, mas como vi que é um alimento prejudicial não só para mim, mas principalmente para os animais eu decidi não comer.” O estudante não vê pontos negativos em nunca ter comido carne, apesar do preconceito que as pessoas tinham com seus pais, por achar que era uma experiência louca, não sendo criado comendo carne e assim, ficar doente, mas sempre teve uma boa saúde “Eu nunca tive nenhuma doença provocada pela minha alimentação, sou muito saudável, tenho notas boas na escola e acho que o vegetarianismo deixa as pessoas mais inteligentes e com o raciocínio rápido”,explicou.

Ele nunca encontrou dificuldades para se alimentar : - “Costumo comer todo tipo de verduras, legumes e frutas, mas principalmente grãos. Como também muita soja e bebo bastante liquido e é fundamental lembrar que o arroz e o feijão fazem a vida de todos muito mais nutritiva. Há muito preconceito por nunca ter comido carne, principalmente por parte dos amigos. Já compraram mortadela, presunto e coisas assim para que eu comesse. As pessoas sempre me chamam para churrasco ou feijoadas, parece que quando se é vegetariano esse tipo de convite é constante”, afirmou Fábio.

Paresha, como é mais conhecido pelos amigos, diz que não comeria carne de forma alguma : - “Mesmo precisando de dinheiro eu não comeria. Pois é o mesmo que oferecer dinheiro para matar uma pessoa que você não gosta. Não se pode matar por dinheiro, nem por qualquer outro motivo. Se eu fosse um assassino eu comeria, mas como sou uma pessoa de bem e odeio a violência não tenho motivos para maltratar nenhum ser vivo. Seria difícil namorar uma menina que comesse carne Se eu gostasse muito da pessoa tentaria mudar os conceitos dela para começar um relacionamento. Mas, para mim, é o mesmo que eu perguntar para você assim: “Você namoraria algum assassino?”, finalizou.

Para quem deseja se tornar vegetariano e está preocupado em como deixar de consumir hambúrguer, cachorro quente, nuggets, não precisa se assustar: existem todas essas guloseimas em versão vegetariana, e o sabor é bem parecido com o alimento convencional. Leite condensado, creme de leite, chocolate, sorvete, achocolatado existem à base de soja e já estão no mercado e podem ser encontrados facilmente.

Nenhum comentário: