segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Orientações Para Prática de Hidroginástica

Por Maria Izabel Leal
Link Interno


Vantagens
- Melhora dos níveis de força e desenvolvimento dos principais grupos musculares;
- Aumento da circulação sangüínea e da resistência do sistema cárdiorrespiratório;
- Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e gluteo;
- Melhora a flexibilidade das articulações.

Riscos
- Desde que se tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema.
- Como a hidroginástica é uma atividade particada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso quase que elimina os impactos muscular e das articulações.
- Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.


Período mínimo para fazer efeito

- Para se perceber os benefícios da hidroginástica é preciso praticá-la, pelo menos, 3 vezes por semana, 45 minutos por dia, durante 3 meses.
- Para um melhor desempenho cardiovascular, a frequência desejada é entre 70% e 85%. Para queimar gordura e perder peso, a frequência cardíaca ideal é entre 55% e 70%.


Gasto calórico médio
- De 260 a 400 kcal/hora


Quem deve fazer

- A hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento podem praticá-la.
- Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular.
- Indicado também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previni dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e sua posterior recuperação.

Nenhum comentário: