domingo, 29 de novembro de 2009

Ex- alunos contam o sucesso da carreira na semana de comunicação

taça de champanhe da semana de com.


Por Edilene Medeiros



Muita luta e perseverança. Para qualquer profissão esses são os elementos indispensáveis. Quem demonstra isso é o repórter do Jornal Extra, Fernando Torres. Interiorano da cidade de Santa Rita da Floresta, no distrito de Cantagalo, o jovem jornalista de apenas 26 anos, tinha o sonho de se tornar repórter, principalmente por admirar os profissionais que ouvia na Rádio Globo.


Outra jovem que luta pela realização profissional é a assessora da concessionária Águas de Nova Friburgo, Carla Tank. Formada em publicidade e jornalismo, Carla trabalhou cinco anos em agências de propaganda, mas queria mesmo trabalhar com jornalismo.


A ex-aluna da Estácio de Sá- Niterói, largou seu trabalho fixo e foi seguir seu sonho. A convite da filial SBT- Nova Friburgo, trabalhou como repórter começando assim sua carreira jornalística.


Os dois ex-alunos da Universidade Estácio de Sá, foram os primeiros palestrantes deste ano na Semana de Comunicação, uma semana de palestras destinadas aos alunos de publicidade e jornalismo, que iniciou no dia 26 de outubro.


O assunto mais esperado pelos alunos foi a história que levou Fernando Torres a se tornar um dos repórteres 3G do Extra, o famoso boneco João Buracão.


De João Buracão ao Prêmio Esso


Criado pelo borracheiro da baixada fluminense, Irandir da Rocha, o boneco chamou a atenção do repórter, Fernando Torres, que achava que era um homem sentado no meio da rua e não um boneco.


“ Sentado em um banco pescando algo na rua. Foi assim que vi o boneco pela primeira vez”, disse Fernando.


Incomodado com o buraco na rua que existia a mais de 10 anos, Irandir da Rocha, fez o boneco para ver se chamava a atenção de alguém para o caso.


A atenção foi do Fernando Torres que fez uma matéria sobre o problema da baixada para o jornal Extra, no dia seguinte o buraco foi tapado.


“ É inacreditável como os meios de comunicação tem poder. O nosso trabalho ajuda a vida de muitas pessoas, é gratificante”, desabafa Fernando.


Graças a essa iniciativa e ao João Buracão, muitas denúncias foram feitas na baixada e no Rio de Janeiro.


Desde a presença marcante do João Buracão nas matérias do Extra, Já foram tampados 1.100 buracos. Eleito pelo jornal, o boneco será o fiscal das obras nas Olimpíadas do Rio, em 2016.


Todo esse sucesso levou a Fernando Torres a indicação ao Prêmio Esso de Reportagem de 2009. Porém o jornalista não ficou entre os finalistas.


Durante a palestra, o repórter, mostrou como foi importante investir em um sonho e hoje poder ser reconhecido tanto dentro do trabalho, quanto pelos professores e familiares.


Como chegar ao sucesso?


Para Carla Tank e Fernando Torres nada foi fácil, desde o começo a batalha era grande. O importante mesmo foi acreditar no talento e suar muito para conseguir um espaço em um meio tão concorrido.


“ Nada é simples na vida, mas é gratificante ver o resultado de um trabalho. Só assim vejo o quanto é bom se dedicar”, contou Carla


“Ainda acho que os alunos devem começar desde o primeiro período a colocar a mão na massa, depois de formado já é bom ter um pouco de experiência, uma base”, explicou Fernando.


Para os palestrantes, esse é o lema do sucesso: acreditar, batalhar e confiar!

Um comentário:

Helloiza Alonso disse...

lindo projeto, vou aplicar, com certeza no colegio zona norte sp, adorei, show de bola o projeto, muito bom, de verdade!