domingo, 29 de novembro de 2009

A CUFA de Nova Friburgo investe em dança de rua

taça de champanhe

Por Edilene Medeiros


A CUFA (Central Única das Favelas) é uma ONG que foi criada na cidade do Rio de Janeiros por jovens de várias favelas do município. Esses jovens em sua maioria eram negros que buscavam um espaço de reconhecimento na sociedade.

O rapper MV Bill é um dos fundadores da CUFA e tem sua participação reconhecida através do HIP HOP e por ser, de acordo com a UNESCO, uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década.

Trabalhando com arte e cultura desde 1999. A ONG é apoiada por patrocinadores e já está presente em mais de 25 estados brasileiros.

As atividades estão acima de tudo relacionadas à arte, mas também a busca pelo esporte e educação. Há cursos de DJ, Graffiti, escolinha de basquete e skate, por exemplo.

A ONG é composta por jovens formados nas oficinas de capacitação e profissionalização, em sua maioria, moradores de comunidades carentes.

O reconhecimento no Brasil, faz com que a CUFA possa ajudar milhares de jovens a saírem das ruas em busca de um espaço no meio social. Em um país em que maioria é composta por descendentes de negros e pobres, a busca pelo sucesso e reconhecimento ainda é desigual.

A instituição trabalha em prol dessa responsabilidade social e de forma bastante séria já participou e ganhou vários prêmios como: HUTÚZ, LIIBRA, CineCufa, RPB Festival, entre outors.

A CUFA em Nova Friburgo

Na cidade de Nova Friburgo, a instituição chegou em fevereiro deste ano e tem como coordenadora regional a estudante de pedagogia, Aline Velozo.

“Em um dos encontros nacionais da CUFA, foi estabelecido que até 2012 ela estará presente em todos os municípios brasileiros, gerando 5 mil bases para 5 milhões de pessoas. A instituição em Nova Friburgo é parte desse processo de interiorização. O HIP-HOP, do qual faço parte, me levou a procurar a CUFA”, disse Aline.

Conheça o Hip-Hop

Apesar de se chamar Central Única das Favelas, Aline conta que não gosta muito de usar esse e termo, pois as pessoas encaram de forma preconceituosa e negativa:

“Os bairros de Friburgo podem ser caracterizados em situação de favela, pois enfrentam tráfico, violência, baixa empregabilidade. Longe de comparações com as favelas do Rio, pois temos características diferentes. Não queremos também vincular o nome favela a uma impressão ruim e sim a problemas existentes. Como diz Celso Athayde, Presidente da CUFA, que tal ‘ Central Única dos Ateliês’, assim o questionamento de favela para, mas o problema permanece”.

De acordo com a coordenadora da CUFA, ainda há muito que fazer na cidade para a instituição atender um bom número de pessoas. A divulgação dos projetos é feita através dos eventos realizados nas escolas e faculdades da cidade.

Em Nova Friburgo, os projetos da ONG são voltados para : dança, graffiti, basquete de rua, capoeira, equipe de pesquisa e arte circense. Dentre eles o grupo de dança de rua é o que mais se destaca.

Nenhum comentário: