domingo, 29 de novembro de 2009

Municípios do interior enfrentam crise financeira

Elisangela de Paiva - Técnica Mista

A crise financeira mundial, que começou nos Estados Unidos, foi gerada com a ausência do dinheiro no mercado. No início, esta era a notícia econômica de maior impacto na última década.

O Brasil, por seu representante, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não perdeu tempo ao imediatamente anunciar em cadeia nacional que a crise de forma alguma chegaria ao Brasil, alegando que, nossa economia passava por um processo de estabilização.

O agravamento da crise, que atingiu o mundo, obrigou o governo a mudar o discurso do deslocamento da economia brasileira em relação aos EUA, levando o Banco Central a adotar medidas para que o efeito da crise não atingisse tão de imediato a economia brasileira.

O governo Federal colocou as mangas de fora e começou a traçar estratégias para o país poder passar pela crise sem gerar muitas conseqüências desastrosas na economia.

Foi criado o Dia Nacional de Defesa dos Municípios – 23 de outubro. A CNM – Confederação Nacional dos Municípios gerou e organizou uma mobilização que levou à população de diversas cidades brasileiras informações sobre os reflexos da crise econômica na gestão das Prefeituras.

Em Macuco, o evento foi realizado no Salão da Câmara Municipal. A apresentação foi em DVD. Na ocasião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, explicou que o objetivo da mobilização é o de informar sobre a real situação que cada município enfrenta neste momento de crise.

Cerca de 100 pessoas compareceram à Câmara Municipal e puderam conferir as medidas econômicas que desde já estavam sendo adotadas pela administração municipal.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Bruno Boaretto, disse que reconhece as dificuldades enfrentadas em seu município.

"Sei das dificuldades de Macuco e o que os outros municípios tem passado. Somos ainda mais prejudicados com uma lei que faz com que perdemos além dos ICMS, praticamente a metade da verba de FPM - Fundo de Participação por município" destacou o vereador.

Macuco “aperta os cintos” para superar a crise financeira

Após a apresentação organizada pela CNM, o prefeito municipal de Macuco, Rogério Bianchini falou aos presentes destacando os principais problemas enfrentados pelo município de Macuco.

“Além de estarmos passando por uma crise, Macuco tem outro prejuízo com a Lei Aparecida Gama. Pela quarta vez está sendo levada em pauta no Supremo a questão dessa lei que delimita o nosso território! Devido a isso, Macuco perde há anos, 200 mil por mês. Perdemos 8% de FPM, 58% de CIDE e 25% de Royaltes. Nossas despesas aumentaram porque Macuco é um município que está progredindo”, disse Bianchini.

“Estou pedindo a Deus que a crise passe logo para que eu não precise demitir nenhum de meus funcionários. Os cortes em relação às despesas já estão sendo realizados. Parece que as coisas estão voltando aos seus lugares”, disse o prefeito se mostrando otimista.

Economia brasileira em processo de recuperação

Na semana passada, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou uma queda de 0,8% no PIB do primeiro trimestre deste ano sobre o quatro e de 1,8% ante o mesmo período do ano passado. Apesar de se dizer "um pouco triste" com o resultado, o presidente se mostrou otimista.

"O que é importante é que o pior já passou e a economia brasileira está dando sinais enormes de recuperação", comentou. "Nós entramos por último nessa crise e vamos sair primeiro que todos os países" completou o presidente.

Nenhum comentário: