segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Estacionamento no Centro de Friburgo

Por Vinícius P. Eyer
Técnica Taça de Champanhe

A Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (AUTRAN) começou a cobrar na segunda-feira, 16, o estacionamento no centro da cidade. Denominado de Zona de Estacionamento Rotativo (ZERo).

Morador do bairro São Geraldo, Antônio Costa, 27 anos, trabalha como estoquista numa loja na Praça Getúlio Vargas, no Centro. Antônio afirma que para ele a mudança não foi boa. “Por morar longe necessito vir trabalhar de carro e por causa de cobrança tenho deixado meu carro nas ruas transversais. Porém todos pensaram do mesmo jeito e já está difícil arrumar vaga.”

A cobrança será feita, a principio, apenas na Rua Sete de Setembro, Praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira e na Avenida Alberto Braune. Os motoristas deverão adquirir as cartelas no comércio da cidade. Serão três valores diferentes, dependendo do tempo que o veículo ficará estacionado.

Já o comerciante Wallace Emmerick, 32, aprovou a cobrança. Segundo ele o trânsito no centro ficou mais leve. “Antes demorava até dez minutos para achar uma vaga. Hoje assim que chego ao centro já consigo estacionar meu carro e quase sempre em frente à loja, coisa que não era comum.” Diz.

Os preços são de 0,50 centavos, um e dois reais, referentes há 30 minutos, uma hora e duas horas respectivamente. A cartela deverá ficar em local visível. O carro que não estiver com as cartelas ou conterem rasuras serão multados e rebocados.

Com o inicio da cobrança, os agentes da Autran começaram a coibir a parada em fila dupla, que antes era permitida devido à falta de vagas.

Brigas e medo furtos

Carlos Eduardo mora na Avenida Alberto Braune. Receoso ele afirmar temer ter o carro furtado. “Todos sabemos que as ruas transversais e a Rua Eugênio Muller são alvo de ladrões. No meu prédio não tem garagem e sempre deixei o carro na porta de casa onde podia ficar vigiando, agora tenho que deixar longe. Poderiam fazer um plano para moradores” Reclama o estudante, de 28 anos.

Outro problema que vem ocorrendo são os motoristas desligados, que não percebem a placa informando da cobrança e quando percebem que seus carros foram multados tentam argumentar com os agentes de trânsito. Porém nem todos estão dispostos a conversar. Alguns até ameaçam os guardas.

Para agravar ainda mais a situação, na semana antes do inicio do ZERo, a Autarquia de Trânsito, visando um melhor fluxo de veículos proibiu o estacionamento do lado esquerdo da rua Eugênio Muller, o que causou a extinção de cerca de 500 vagas. Com isso diminuiu ainda mais o número de vagas no centro, o que forçou os motoristas a procurarem os estacionamentos particulares.

Dono de um estacionamento na Rua Oliveira Botelho, Paulo Dias, 48, disse que o movimento em seu estabelecimento cresceu com a implantação do estacionamento rotativo. “Antes parava cerca de 40 carros por aqui, agora tenho recebido 55 carros por dia. Tem hora que tenho que fechar o portão para evitar que novos carros entrem.”.

Na primeira semana a AUTRAN apenas orientou os motoristas. Já na segunda semana os agentes começaram a aplicar as multas, que até o momento não são poucas. Nos próximos dias a autarquia afirma que também começa a remoção dos veículos.

Veja onde adquirir seu talão

Nenhum comentário: