segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Profissionais formados na Estácio marcam Semana da Comunicação

Elisangela de Paiva


Carla Tanque atuou como publicitária por cinco anos e não demorou muito para despertar o seu interesse pelo jornalismo, o que a fez voltar para os bancos da universidade Estácio de Sá -Campus Niterói e concluir o curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo.

Após se formar em jornalismo, Carla Tanque veio para Nova Friburgo onde atuou como repórter no SBT interior por quatro anos. Atualmente é Assessora de Imprensa da Companhia de Águas de Nova Friburgo.

Fernando Torres se formou no ano de 2001, na primeira turma de jornalismo da Estácio Campus Friburgo. Com apenas 26 anos de idade já possui um vasto currículo em sua área de atuação - rádio, mídia impressa, TV, Assessoria de Imprensa, professor de universidade e atualmente repórter 3G do Jornal Extra on line.

Apesar de vidas opostas, em relação a moradia, não podemos dizer o mesmo quando o assunto é profissionalismo. Carla Tanque e Fernando Torres são jornalistas que fazem a diferença, e a mudança de municípios proporcionou oportunidades. Ela, de Niterói, veio exercer sua profissão em Nova Friburgo, interior do Estado, e ele, morador de zona rural, localizada em Santa Rita da Floresta - distrito do município de Cantagalo, ficou famoso ao criar o personagem João Buracão.

Fernando Torres não poderia imaginar que em tão pouco tempo viese um dia a ser indicado à concorrer ao prêmio Esso de reportagem de jornalismo, após criar um personagem que acabou virando um defensor da comunidade.

O Coordenador do curso de comunicação do Campus Friburgo, Jorge Maroun iniciou a Semana destacando a importância da participação dos alunos em palestras oferecidas pela Universidade.

“Entendendo a importância do evento, investimos onde o aluno ganha mais que uma aula. A Semana da Comunicação é como um baluarte de nossa instituição. Por determinação do Coordenador Geral o evento é marcado por profissionais formados na Estácio”, disse Jorge Maroun.

Os jornalistas Carla Tanque e Fernando Torres foram os convidados para a abertura da Semana da Comunicação, iniciada no dia 26 de outubro.

Na ocasião, os dois palestrantes relataram seu dia-a-dia profissional, onde ficou evidenciado o jornalismo comunitário. Eles também deram dicas aos alunos sobre a acirrada disputa no mercado de trabalho.

“Se vocês querem jornalismo, não desistam. A sua carreira começa quando você coloca os pés na faculdade. E nunca faça um trabalho de faculdade de qualquer jeito. Faça sempre o seu melhor. O mercado está exigente”, disse Fernando Torres.

Carla Tanque destacou a importância em valorizar as oportunidades concedidas pela Universidade.

“Foi a Estácio que me tornou a profissional que sou. Seja persistente, sempre. Não é um caminho fácil. Não está nada fácil pra ninguém em nenhuma profissão. Então é melhor fazer o que gosta. Aproveitem todas as oportunidades oferecidas pela universidade. A Estácio é uma das poucas que possuem essa estrutura no curso de Comunicação Social”, disse Carla Tanque.

Nenhum comentário: