domingo, 29 de novembro de 2009

De bem com a vida na Terceira Idade



Elisangela de Paiva - Taça de Champanhe Av2


Maria das Graças (foto ao lado), 60 anos, saiu de casa toda produzida. De vestido florido, cabelos curtos, escovados e maquiagem, dona Maria deixava transparecer para todos um sorriso deslumbrante e muito entusiasmo.

Ela estava linda! Por onde passava, recebia elogios dos amigos e vizinhos. Com um pouco de timidez, ela percorreu o caminho de volta pra casa cumprimentando um e outro com um sorriso discreto no rosto.

Na cômoda de seu quarto, um buquê de flores e um lindo presente. A roupa da noite pendurada em um cabide especial. Todos da casa já imaginavam que, mexer em um de seus pertences, seria motivo de broncas.

Foram cerca de quinze dias falando sobre o assunto. Com que roupa? Em que cabeleireiro ir? Como me maquiar? A ansiedade, por quase duas semanas, passou a fazer parte da vida de Maria das Graças.

Quem a viu preocupada com tantos detalhes pode perceber que, aquela mulher guerreira, trabalhadeira que não perde oportunidades durante festas e eventos na cidade para poder aumentar a sua renda familiar, também investe em sua autoestima.

Conhecida por todos na pequena cidade de Macuco ao vender pipoca em dias festivos, dona Maria representa o retrato da mulher brasileira. Aquela que não mede esforços quando o assunto é conquistar o que deseja. Aquela mulher que, sabe administrar bem o seu tempo, sem deixar a vaidade de lado e aproveitando as oportunidades que a vida oferece.


Primeiro concurso Rainha da Terceira Idade em Macuco

A equipe da Secretaria Municipal e Assistência Social de Macuco organizou o Primeiro Concurso Rainha da Terceira Idade do município. O evento foi realizado na sede do PAIF no dia 30 de outubro.

Com a participação de 12 candidatas, o corpo de jurados elegeu as três primeiras colocadas onde os quesitos avaliados foram: passarela, beleza e simpatia.

O título de rainha foi para Maria das Graças. A segunda colocação ficou para Maria do Carmo e o terceiro lugar gerou empate entre as candidatas - Maria Helena Bezerra e Maria Margarida Conceição.
Hoje, Maria das Graças representa a beleza macuquense. Um título conquistado com honra e digamos que, digno de merecimento. Pois ser responsável por um título que retrata a fase em que as rugas aparecem e a beleza se transforma, não é para qualquer uma.

“É um prazer poder estar realizando este primeiro desfile. As candidatas são lindas! Elas mostraram ao público presente um desfile de alto nível. Todas deram um show na passarela”, disse a secretária de Assistência Social e primeira dama, Luciana Linhares Bianchini.

O evento contou com a presença do prefeito municipal, Rogério Bianchini e secretários. Após o desfile, o público dançou ao som da Banda Magia do Forró.


Qual é a Terceira Idade?

Segundo especialistas em geriatria, chegar na terceira idade é possível sim, desde que, bom senso e cuidados com o corpo e a saúde passem a ser prioridades durante o decorrer da vida que antecedem essa fase da idade.

A terceira idade é considerada de acordo com a cultura e desenvolvimento da sociedade em que se vive. Em países classificados como em desenvolvimento, Brasil por exemplo, alguém é considerado de terceira idade a partir dos 60 anos. Para a geriatria, somente após alcançar 75 anos.

Com a chegada da terceira idade, alguns problemas de saúde passam a ser mais frequentes, e outros, incomuns nas fases de vida anteriores, começam a aparecer. A osteoporose e o Mal de Alzheimer são mais suscetíveis de acontecer nessa fase.

Nenhum comentário: