quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"VENCI OS DESAFIOS E CORRI ATRÁS DO MEU SONHO"

Realizado na profissão, o jornalista Fernando Torres fala da carreira durante palestra na Estácio

Por Ildes Fernando

Na segunda-feira, dia 26, a Universidade Estácio de Sá deu início a mais uma Semana da Comunicação. No primeiro dia de palestras, o repórter do jornal Extra, Fernando Torres, viveu um momento de nostalgia.

Formado na primeira turma de Jornalismo da Estácio Nova Friburgo, Fernando reencontrou amigos, alunos, companheiros de trabalho e aproveitou para revelar os desafios que enfrentou para realizar um sonho de infância.
“Nasci e fui criado em Santa Rita da Floresta, distrito de Cantagalo. Morava em um sítio e desde pequeno consumia produtos dos quais queria fazer parte. Assistia muita televisão, ouvia muito rádio e assinava a Revista Placar, que chegava em minha casa com um mês de atraso. Desafiei as dificuldades e comecei a correr atrás do meu grande sonho: ser repórter da Rádio Globo”.

João Buracão é a solução
Durante a palestra, Fernando Torres não deixou de falar da sua maior descoberta no Extra: o boneco-cidadão João Buracão. Criado pelo borracheiro Irandir da Rocha, o boneco de jornal e espuma tem a missão de denunciar os temíveis buracos que “brotam” pelas ruas da cidade maravilhosa.

“A primeira vez que publiquei uma matéria do João Buracão foi em fevereiro, numa sexta-feira 13. No sábado, a repercussão foi tanta que a central de atendimento ao leitor do Extra recebeu 15 mil ligações de pessoas pedindo uma visita do boneco nos bairros onde tinham algum buraco. De lá pra cá, 160 mil buracos já foram tampados no Rio”.

Atualmente João Buracão é um ícone para os cariocas. Através dele, a população consegue reivindicar e ter acesso a serviços de infra-estrutura. O boneco possui uma legião de fãs e seguidores espalhados pelo Brasil. Ele já se encontrou com diversas autoridades, celebridades, foi homenageado na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e já foi vítima de um seqüestro. É mole ou quer mais?

Repórter multimídia

Em 2008, Fernando deixou o cargo de professor depois de receber um convite para trabalhar no jornal Extra. Atualmente ele é o “Repórter 3G” do impresso.

“Comecei fazendo matérias sobre a Baixada Fluminense. Fiz porque a Baixada é um lugar com ótimas histórias e era isso que eu queria. Em um mês, fui convidado para fazer parte da equipe do Extra 3G, onde saio às ruas com um laptop e uma câmera digital, corro atrás das notícias, as redijo, edito fotos, vídeos e envio o conteúdo para a versão on-line do jornal”.

A prática é fundamental
Por ter estagiado na Mídia Impressa, na Rádio Estação e ajudado a criar a Friweb/Estácio Notícias, Fernando ressaltou a importância dos alunos utilizarem os laboratórios práticos que a instituição oferece.

“Os dois erros que os alunos não podem cometer é achar que a carreira começa quando o curso termina e fazer um trabalho de qualquer jeito. O profissional adquire experiência ainda da faculdade. Qualquer trabalho é um produto jornalístico que, se bem feito, será reconhecido pelo professor”.

Fernando também trabalhou na Rádio Sucesso FM, na TV Zoom, no jornal O Momento de Macuco, na TV SerraMar (atual InterTV), na Groove Propaganda e como assessor de comunicação da IBPA (Instituto Brasileiro de pesquisa alternativa), da ACIANF (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo) e da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro.

8 comentários:

Anônimo disse...

I constantly emaіlеd thіs webpage poѕt page to all my associates, ѕince if like to reаd it afterward my frienԁs will too.


Here is my wеb blog ... buy silk n sensepil
Also see my site - More Support

Anônimo disse...

Ηello! Ι'm at work browsing your blog from my new iphone 3gs! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Keep up the outstanding work!

Also visit my blog - mouse click the following article

Anônimo disse...

With havin so much content аnd articlеs
do you ever run іnto any problems οf plagorism or copyright іnfгingement?
My site haѕ a lоt of uniquе cοntent I've either written myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the web without my permission. Do you know any methods to help stop content from being stolen? I'd tгuly
appгeciate it.

Haѵe a look at my ωeb-sіte Feuxdelamour.com

Anônimo disse...

I've bouth 6 power packs so far these after whilst become stiff and hard to puff????

my web page ... green smoke promo code

Anônimo disse...

Greate post. Keep posting such kind of infοгmation on уour sіtе.
Ιm reallу imρreѕsed bу it.
Hello there, You've done a great job. I'll certainly dіgg it аnd
indiѵidually rеcommеnԁ to mу friеndѕ.

I'm sure they will be benefited from this site.

Here is my website ... body Hair removal

Anônimo disse...

Υou reаlly makе it seem sо easу with yоur
рresentation but I finԁ this matter to be actually somеthing that I thіnk ӏ ωoulԁ neveг underѕtand.

It seems too сomplex anԁ very broаd foг
me. Ι am looking forward for уοur
next post, Ι will trу to get the hang of іt!


Feel frеe to surf to my web blog - v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Hi, I ԁo thinκ this іs a great web site.

ӏ stumbleԁupon it ;) I am gοing to reνisіt once again since i have boοk-mагkeԁ it.
Monеy and freedom is the best way to chаnge, may you be rісh anԁ contіnuе to guіԁe others.


Also visit my wеblog :: More inspiring Ideas

Anônimo disse...

I all the timе used to study parаgraph in
news papers but now as I am a user of net therefore fгom now I am using nеt fοr articles, thanks tо web.


Feel fгеe to surf to my web site :: click through the up coming document