segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Carla Tank e Fernando Torres: Primeiros Palestrantes da Semana de Comunicação 2009



-Ex-alunos falam da experiência no mercado de trabalho

Matéria com a técnica Pirâmide Invertida
Por Joanna Medeiros


No último dia 26 de outubro, a Estácio, campus Friburgo, iniciou a semana de comunicação. O tema deste ano foi “Ex-alunos no mercado de trabalho”, onde os convidados deram depoimentos sobre a vida depois da universidade. Os primeiros palestrantes foram os profissionais Fernando Torres e Carla Tank.

A primeira a expor suas impressões sobre jornalismo foi Carla, que hoje trabalha na assessoria da empresa Águas de Nova Friburgo. É formada em Publicidade e estava estabilizada quando decidiu fazer faculdade de jornalismo e perseguir o sonho. Quando começou a trabalhar em TV se apaixonou e nunca mais deixou a profissão.

De acordo com Tank, a universidade moldou a profissional que ela é. “Não desistir.” Essa foi a mensagem que Carla deixou para os alunos do Curso de Comunicação. E terminou afirmando: “Jornalismo é uma cachaça, você se vicia mesmo.”

O segundo convidado foi o repórter 3G do Jornal Extra, Fernando Torres. Nasceu na localidade de Santa Rita da Floresta no município de Cantagalo. Fernando morava a 4 quilômetros de distância do “asfalto” mais próximo, mas nunca deixou perseguir o sonho de ser jornalista.

Para Fernando, o aluno começa a sonhar em ser jornalista a partir do momento em que lê jornal ou vê televisão. Para ele, o auge da sua vida seria ser repórter esportivo da Rádio Globo. O jornalista dá ênfase em perceber a oportunidade e agarrá-la com toda força para poder se inserir no mercado de trabalho.

Depois de trabalhar em muitos lugares foi convidado a trabalhar no Jornal Extra fazendo a ronda da baixada fluminense. Logo aceitou a oportunidade de produzir a partir disso. Numa dessas rondas ele descobriu o João Buracão no Bairro de Marechal Hermes. O boneco, feito pelo borracheiro Irandi Rocha, virou militante contra o abandono dos bairros na cidade do Rio.

Desde a primeira matéria já foram tapados 1.700 buracos em toda a cidade do Rio, e 30bonecos foram catalogados em diferentes lugares do Brasil. O “encontro” com João Buracão rendeu a Fernando Torres a indicação ao Prêmio Esso de jornalismo.

Ambos os palestrantes mostraram que para seguir a carreira de jornalista é necessário perseverar e ter amor pelo trabalho e que apesar das dificuldades é uma profissão muito prazerosa.

Nenhum comentário: