segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Exercício de Cidadania no Turismo Ecológico

Por Maria Izabel
Técnica Mista


O cenário da serra coberto por matas, montanhas, rios e cachoeiras fazem o turismo de Nova Friburgo ser um grande potencial. A procura pela prática de esportes radicais movimenta o setor. Nas regiões de Lumiar, São Pedro da Serra estão concentradas as atividades como rappel, cachoeirismo, raffting, canoagem e também as caminhadas ecológicas.

O mercado de turismo de aventura vem crescendo e se tornando a maior procura por visitantes da cidade. Nova Friburgo, mais conhecido no país como pólo de moda íntima, tem explorado essa nova área e tem despertado curiosidade e interesse dos turistas.


Os ditritos de Lumiar, São Pedro da Serra estão afastados do centro da cidade e rodeado por área verde. Muitas empresas na cidade tem explorado esse mercado promissor. Oferecendo passeios de Jeep, rafting, rapel em pedras e cachoeiras, canoagem e caminhadas.

Com o verão chegando e abrindo a temporada para a prática deses esportes é preciso tomar certos cuidados. Principalmente com a segurança. A atenção com a saúde, com a necessidade de manter o corpo hidratado, uma alimentação saudável com frutas e legumes incrementando o cardápio São extremamente importantes.

Porém, mais do que isso, deve se observar atentamente alguns itens importantes. As condições dos equipamentos da empresa prestadora do serviço, a capacitação e a habilitação dos guias e instrutores e procurar se informar sobre o histórico da empresa também.

Em questões de turismo radical é importante a segurança necessária para a prática das atividades.E observar também a responsabilidade que o grupo que oferece os passeios tem com a natureza, com o espaço do lazer.

Cabe também ao turista cumprir com o seu dever de cidadão. Colaborar e seguir as normas de segurança e não desrespeitar a fauna e a flora da região. Contribuindo para a diversão de todos e o fortalecimento da prática das atividades radicais e ecológicas.

Nenhum comentário: