quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Atrativos Turísticos em Trajano de Moraes

Técnica Taça de Champanhe – AV2

Por Genilson Marques

Trajano de Moraes é uma típica cidade do interior, com um clima temperado, considerado o oitavo melhor do país e de uma beleza natural, rico em flora e fauna, o município reúne diversos atrativos turísticos.

As visitas cavalgando entre fazendas históricas (período imperial), na sua maioria arquitetura bem conservada, são algumas opções oferecidas aos turistas que curtem uma viagem ao tempo. Para os aventureiros e amantes da natureza, as caminhadas ecoló-gicas, trilhas de montain bike ou de moto são as pedidas.

Apesar das belas paisagens naturais em evidência, o secretário municipal de turismo, Vinícius Fazole, não omite as dificuldades encontradas quando o assunto se refere à prioridade em oferecer acessibilidade aos turistas.

- É evidente que o município de Trajano possui fortes atrativos turísticos, só que infelizmente falta infra-estrutura. Cito a represa de Tapera (5º distrito), de bela paisagem, mas que não oferece aos visitantes qualquer condição de acesso. A estrada é vicinal, está em péssimas condições de conservação, dificultando ainda mais a chegada segura do turista à localidade. E quando chega ele só admira a beleza natural e mais nada! Porque não tem nada que possa ser feito para que o turista fique no local - desabafou o secretário.

A proprietária do Hotel Trajano de Moraes, Ângela Herta Weinkeller, em entrevista, demonstrou sua desmotivação e insatisfação com o fluxo de turistas no município, ressaltando que já houve uma melhor época.

- Em 1996 começou a melhorar o número de turistas em Trajano. Nessa época a nossa região estava sendo mais procurada, o turista vinha para a serra em busca de um melhor clima e cachoeiras. Hoje, infelizmente, não existe mais turismo em nossa cidade. O turista vai para a Região dos Lagos. Apesar de termos fortes atrativos, o que realmente está faltando é incentivo da autoridade máxima- disse a empresária.

Ângela Herta disse que, atualmente, o hotel é mantido com a hospedagem de viajantes. De acordo com seus dados no registro de hóspedes, a empresária cita que apenas 8% representam os turistas.

- O que mantém minhas despesas no hotel são as estadias dos viajantes, vendedores, pessoas que aparecem a negócios e que representam 92%/ano, o restante, somente 8%, é que representam os turistas- explicou a proprietária.

Trajano tem sua praça principal, a Nilo Peçanha, é o ponto de encontro dos moradores e dos visitantes. As fazendas centenárias do período Imperial, possuem em sua maioria arquitetura e objetos de época bem conservadas.

Cachoeiras em diversos distritos, riachos de águas frescas, uma vasta variedade de plantas e pássaros fazem dessa cidade um santuário ecológico.

As visitas cavalgando entre fazendas históricas (período imperial), na sua maioria arquitetura bem conservada, são algumas opções oferecidas aos turistas que curtem uma viagem ao tempo. Para os aventureiros e amantes da natureza, as caminhadas ecoló-gicas, trilhas de montain bike ou de moto são as pedidas.

Alberto Teixeira, o turista de fim de semana, como ele mesmo se denomina, disse que o município de Trajano é o seu ponto de refúgio. Esportista e trilheiro, Alberto falou ainda sobre o seu interesse pelo município destacando que os principais atrativos são o clima, a flora e a fauna.

- O meu hobby é trilhar, caminhar ao ar livre. Sou um turista de fim de semana. Moro em Niterói e também trabalho lá, mas procuro um lugar como Trajano de Moraes para passear. A beleza natural desse lugar me atrai, as plantas são diferentes, possuem mais beleza, mais cor. Quando não estou por aqui, estou em Santa Maria Madalena, Nova Friburgo ou Teresópolis. Aqui vejo dezenas de atrativos turísticos, mas parece não haver interesse das autoridades em procurar condições para transformar estes atrativos em pontos turísticos. Além disso, o clima é maravilhoso - disse Teixeira.

Técnico em meio ambiente fala da riqueza em Trajano

Anchieta Zerbini, 26 anos, é técnico em meio ambiente e mora na cidade. Em entrevista cedida, ele fala das belezas naturais e o descaso que as autoridades têm com o município. – Trajano destaca-se por suas inigualáveis belezas naturais. Sua geografia proporciona paisagens com vistas maravilhosas, além de belíssimas cachoeiras e rios. Para quem gosta de aventura, o município é repleto de trilhas, tanto para caminhadas, quanto para moto e bike. Possui vários pontos de escalada, passeio de cavalo e recentemente foi construída uma rampa para vôo livre, que segundo especialistas é uma das melhores do Brasil. Isso sem dizer a represa do rio macabú, que possui mais de 13km de espelho d’água e uma imensa quantidade de espécies de peixe, que atraem praticantes de pesca esportiva de todo o estado e também é ideal para a prática de esportes aquáticos, como canoagem, Jet Sky dentre outros – disse Zerbini.

Outro fator é o descaso das autoridades com o município. – Temos muitos cartões postais que estão acabando por causa de despejos de efluentes domésticos e lixo em geral. A represa da sede do município, o rio macabú, tem parte do início já poluído, o rio imbé que corta a cidade, está totalmente poluído. Eu acho que para atrair turistas não adianta só investir em “folders”, com fotos bonitas, quando na realidade esses locais já estão com a paisagem degradada. Tem é que investir em saneamento básico, educação ambiental, revitalização de paisagens, recuperação de rios e lagos. Assim o turista será atraído não só por propaganda, mas também virá por indicação de outras pessoas que vieram e gostaram. Imagine se todos esses pontos turísticos citados fossem explorados da melhor maneira possível, com todos esses esportes ou até outros que deixei de citar, o município viraria a capital brasileira do esporte. Mas lógico que não é tão fácil assim, envolve uma série de fatores, na qual o principal eu disse no início, que é a falta de interesse das autoridades competente na área. Imagine uma etapa do brasileiro de MotoCross, de Jet Sky ou de vôo livre, para tudo isso, temos ótimos points, basta que sejam explorados de forma certa, colocando o município em uma posição de destaque, e assim atraindo cada vez mais os turistas – completou Zerbini.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente, Trajano precisa melhorar a quantidade e qualidade de hospedagens para manter o turismo local,e não somente a visitação.

Melhorando o acesso a Tapera, e Sodrelândia, com certeza o turismo iria melhorar, trazendo progresso e renda para a localidade.

A natureza em Trajano por si só já é um privilégio, mas precisa ser conservada e as matas devem ser preservadas, as ruas asfaltadas e etc.

Obrigado pela oportunidade.

Eduardo

Unknown disse...

Boa tarde.Precisamo ver o desmatamento em Tapera 4 distrito de Trajano de Morais.estao cortando os eucaliptos todos em frente ao colégio Municipal de Tapera por favor vamos ajudar os moradores não aguenta ver isso acabando com os eucaliptos.e não estão plantando outros .

Unknown disse...

Nós ajudem por favor.