segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O bom filho a casa torna: ex-alunos são palestrantes na Semana de Comunicação

Por Mádhava Marchiori

A última semana de outubro foi preenchida com palestras e oficinas para os alunos de Comunicação Social da UNESA. No campus Friburgo alguns destaques foram ex-alunos que levaram suas experiências de mercado. Abordando a atenção, o olhar crítico, a criatividade e o jogo de cintura que os futuros profissionais devem desenvolver.

Carla Tank e Fernando Torres foram os palestrantes da segunda-feira, dia 26. Os dois estudaram na Estácio de Sá – Friburgo. Carla contou que se apaixonou pela cobertura televisiva quando foi convidada para ser repórter do SBT de Nova Friburgo, empresa na qual trabalha há quatro anos.

Fernando Torres lembrou as dificuldades que teve para concluir a sua graduação em Jornalismo. O repórter do Extra 3G aconselhou os alunos a trabalharem como profissionais durante todo o curso: “A carreira jornalística começa desde o primeiro dia de aula”.

O trabalho destacado por Fernando durante a palestra foi o “João Buracão”. A matéria sobre o boneco chamou a atenção das autoridades do Rio de Janeiro para os problemas de buracos em constante crescimento nas ruas do subúrbio da cidade.

O boneco, criado por um borracheiro para desmentir os boatos de ter aberto uma cratera no meio da Rua Piraí, em Irajá, chamou a atenção da equipe do Fernando por ficar sentado com uma vara de pescar em frente a um grande buraco na rua.

João Buracão ficou famoso tentando mostrar a desatenção do governo com os lugares mais ermos. Buracos que já tinham sido notificados há dois anos foram tapados. Esses problemas sociais foram ouvidos.

A rotina do repórter 3G

Segundo Fernando Torres, o repórter 3G do Extra tem que ter agilidade, reflexos rápidos e estar atento em tudo ao redor e disposto a fazer a matéria toda na hora.

O material que a equipe usa para a confecção das matérias é um celular ou câmera digital para fazer fotos e videos, um laptop para editar a matéria e uma internet 3G para enviar o material já pronto para a redação.

No projeto de jornalismo 3G o repórter apura informações para o jornal impresso, mas principalmente produzem o material multimídia para o jornal on line. A atençao é redobrada pelos repórteres, uma vez que eles são os responsáveis pela apuração, pelo flagrante em video, som e imagem e a edição do material.

A percepção de reconhecer o quê a sociedade está pedindo faz a diferença entre as notícias impactantes. A proposta de algumas das palestras da semana de comunicação foi passar para os alunos como um profissional de comunicação deve se comportar, sendo os olhos do povo, ouvindo-o e veiculando as suas necessidades.

Nenhum comentário: