segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Alimentação nutritiva, variada e saudável

Por Karine Abreu
Hiperlink

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, o consumo de frutas, vegetais e cereais integrais chega a ser até quatro vezes maior em vegetarianos do que em onívoros, o que traz benefícios para a saúde: prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes, hipertensão, entre outras, assim aumentando a longevidade. A nutricionista Carla Calderon explica que na alimentação vegetariana são encontrados todos os nutrientes :

- Há proteínas nas leguminosas ( feijões, soja, grão- de- bico, lentilha, ervilha) e nas oleaginosas ( castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, gergelim, girassol).

Os carboidratos e fibras são fáceis de serem encontrados nos cereais como: pães, arroz, macarrão, aveia, trigo, cevada, centeio, milho,além de raízes e tubérculos. Já as vitaminas e minerais, são facilmente encontrados em hortaliças e frutas, alimentos muito consumidos por vegetarianos. Mesmo com uma alimentação rica, o vegetariano e vegano podem ter algumas deficiências: “A maior preocupação que um vegetariano pode ter é em relação a vitamina B12, que só pode ser encontrada em pequena quantidade nos ovos e laticínios, o vegano, deve suplementar essa vitamina”, afirmou Carla.

De acordo com a Dietética Chinesa, que ensina a preservar o potencial de vida e favorecer o bem-estar, a saúde e a longevidade através do alimento, um prato colorido é rico em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo surgimento de diversas doenças. De acordo com a nutricionista, o vegetariano deve comer alimentos bem variados: “ Na alimentação devem constar frutas, hortaliças, legumes, cereais, fibras, sementes oleaginosas e proteínas vegetais, e quando necessário suplemento de Vitamina B12. ”

O exagero no consumo de qualquer alimento, não é bom para o organismo, quem come muita carne deve ficar atento, deve se prevenir contra o aumento de ácido úrico, cálculo renal e osteoporose, caso não tenha uma alimentação rica em cálcio e magnésio”, acrescentou. A nutricionista não defende o vegetarianismo, mas respeita quem faz essa opção.

Nenhum comentário: