segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ditadura da Beleza


 Por Elcio Mello



No Brasil vivemos em uma sociedade que tem um modelo de estética muito complexo, causando problemas de auto-estima, e desconsiderando as diversidades humanas. Miscigenados, com diferentes tipos de beleza, mais ao mesmo tempo vivemos uma grande contradição, pois as pessoas querem ser mais parecidas a um padrão mais que nazista, onde o país é campeão em procedimentos cirúrgicos e modificações do corpo por tratamento estético.

Essa demanda tem aumentado pela a vontade de se adequar a beleza brasileira que já tem seu perfil ou padrão bem construído. Quem foge muito desse modelo é marginalizado ou oprimido e tem dificuldade de ser aceito em grupos sociais, logo a estética por muitas vezes esta relacionado com um quadro social ou status.

Podemos ainda afirmar que a mídia tem influência nos padrões construídos, pois mexe com mercado e vendas de produtos relacionados a personagens de novela, modelos, cantores, tudo bem planejado para um lucro certo que na verdade mexe com imaginário, fantasia felicidade. O protótipo de beleza é um assunto polêmico e gerador de controvérsias, o que se vê nos dias atuais são mulheres insatisfeitas com sua imagem e atrativos físicos.

O que fica claro é o mito existente dentro destes paradigmas “vendidos”, uma vez que estas mulheres são magérrimas, vivem em prol da beleza e ganham milhões para terem corpos esbeltos.

Toda essa proporção pode desencadear a anorexia nervosa com fatores psicológicos, biológicos e sociais, que afeta 8 em cada 100 mil mulheres na faixa de 12 a 20 anos. Quando outros distúrbios alimentares como bulimia. Levando muitas pessoas a morte por falta de nutrientes e auto-estima, por muito tempo a industria da moda fortaleceu esse padrão magro e pálido para ser modelo; hoje alguns estilistas aos poucos estão abrindo mão desse padrão e adotando uma moda menos agressora.


2 comentários:

Anônimo disse...

ser magra nao qr dizer q posso estragar meu corpo de tal forma ate chegar a esse ponto:anorexa.
adorei a redaçao...... luana.

Anônimo disse...

ser magra nao qr dizer q posso estragar meu corpo de tal forma ate chegar a esse ponto:anorexa.
adorei a redaçao...... luana.