domingo, 29 de novembro de 2009

A dança de rua e o HIP-HOP


link interno, taça de champanhe

Por Edilene Medeiros

O Hip-Hop é um movimento de reivindicação de espaço. Esse movimento é reconhecido em todo mundo por unir música e dança.


Em Nova Friburgo, a CUFA se aliou ao grupo de Hip Hop no bairro de Olaria, formado por diversos dançarinos adolescentes e adultos de ambos os sexos.

De acordo com uma das integrantes, Jéssica de 15 anos, dançar gera muito preconceito, ainda mais uma dança de rua dita como de periferia.


“A dança tirou muita gente das ruas, vi muitos colegas indo para o caminho errado, se envolvendo com drogas e coisas do tipo. Hoje, estão aqui junto com a gente”, conta Jéssica.


Desde que a ONG chegou à Nova Friburgo, procurou se aliar em primeiro plano com o grupo de dança de Olaria, o que levantou a estima e popularizou mais a dança na cidade. Desde a junção do grupo com a instituição, o número de apresentações dobrou.


Para o coordenador do Hip Hop de Olaria, Gilleard, está na hora da população friburguense enxergar a dança de rua como uma forma de expressão, sem preconceitos, como arte.


“ É necessário um apoio do friburguense na dança de rua. A gente busca um sucesso, tem ideais, além disso representamos a cidade.”- Afirma Gilleard.


A dança faz bem à saúde, ocupa o jovem e contribui para uma boa auto-estima. Qualquer um pode fazer parte da equipe de Hip Hop de Nova Friburgo.

Para quem quiser participar do grupo de dança, basta procurar o professor Gilleard, no Centro cultural de Olaria, que fica em frente ao ponto final de ônibus do bairro.


Um pouco mais sobre o Hip Hop

Foi no final dos anos 70, nos Estados Unidos que surgiu uma expressão ligada a dança, música e desenhos expressivos. Surgia o: Hip-Hop.


O berço, especificamente, foi o conhecido bairro Bronx, um bairro de forte cultura negra. Na época o estilo musical influenciou bastante esses jovens do Brounx, as músicas eram conhecidas como FUNK, mas não é o mesmo funk carioca que escutamos no Brasil.

O modo de falar e de vestir também são característicos dessa arte. Roupas coloridas e largas; e gírias particulares.


Veja esse vídeo e o conheça o ritimo do FUNK



No Brasil o Hip-Hop chegou nos anos 80, mas ainda não existiam movimentos que retratavam a dança. O que era mais conhecido e famoso era o break dance. Com o tempo, muitos grupos foram aperfeiçoando a dança e criando movimentos novos.

O modismo transformou o Hip-Hop não só em dança como em música. Hoje, os cantores desse estilo de música são famosos e muito ricos. Um exemplo é o grupo 50 cent.


Nenhum comentário: