domingo, 29 de novembro de 2009

Cicloturismo, o que é isso?

taça mista

Dois jovens fazem viagem até Lumiar de bicicleta



Por Edilene Medeiros


A estudante de jornalismo Karine de Abreu e seu namorado o estudante de Gestão Ambiental, Rogério Pinto, decidiram praticar o cicloturismo em Lumiar distrito de Nova Friburgo.

O cicloturismo é uma modalidade voltada ao lazer, viagens e longos passeios com uma bicicleta resistente e confortável. Uma bicicleta que possa ser usada não só para viajar, mas para carregar bagagens.

Por ser uma prática relativamente recente e ainda pouco difundida no Brasil, não existe uma definição ou conceito para essa forma de usar a bicicleta.

Os cicloturistas são aqueles que partem do desejo de conhecer um lugar específico, planejam um roteiro e durante a viagem desfrutam ao máximo de tudo que fizer parte dela, somente com a certeza do horário da saída, em cada dia durante a jornada.

Essa modalidade oferece aos aventureiros uma indescritível sensação de liberdade e constante contato com a natureza e culturas diversas. É uma aventura não poluente e econômica.

Cicloturismo é a melhor e mais tranqüila opção oferecida pela bicicleta. Pode ser uma pedalada calma que liga o campo à cidade, ou uma longa e difícil viagem detalhadamente planejada.

O ciclista aprecia as cores, formas, cheiros, sons, natureza e detalhes da paisagem. A bicicleta permite que o ambiente seja vivenciado.

Não é necessário ser um ciclista experiente para fazer cicloturismo. Qualquer um pode se aventurar. Basta ir com calma, respeitar os próprios limites.

Os dois jovens contam como foi à viagem

É a primeira vez que Karine e Rogério viajam de bicicleta, no dia 08 de novembro, saíram de Nova Friburgo, cidade em que moram rumo à Lumiar. O desejo do casal era se aventurar e conhecer a cidade pedalando.

Como estudante de Gestão Ambiental, Rogério é muito ligado à natureza e acha importante a prevenção:

“O cicloturismo oferece a possibilidade de apreciarmos a natureza sem poluição alguma. Acho que todos deveriam fazer, no inicio cansa um pouco, mas é questão de costume”, acrescenta Rogério.

Para Karine foi muito tranqüilo ir até Lumiar de bicicleta, o seu próximo objetivo seria um lugar mais distante:

“ Ainda não sei qual será a próxima vez que iremos viajar, espero chamar mais amigos, mas quero ir para um lugar mais longe de Nova Friburgo”.

O calor foi o maior problema para os aventureiros, como foi a primeira viagem alguns kits faltaram na bagagem:

“ Esqueci completamente de levar o protetor solar, ou seja, quando fui dormir estava toda ardendo. Nunca mais esqueço o protetor”, contou Karine

A meta era chegar na casa de um casal de amigos do Rogério. Os dois estudantes passaram a noite na casa dos amigos e no dia seguinte pegaram estrada novamente.

“ Nossa, chegamos muito cansados. Cheguei a conclusão que precisávamos fazer mais exercícios físicos. Comemos e dormimos muito, a viagem foi um pouco longa porque como não estávamos acostumados tivemos que parar várias vezes”, explica Rogério.
E se você se cansar no meio do caminho?

Se a viagem for longa e durar mais de um dia pegue uma carona ou leve a bicicleta com você em um ônibus. Se for como a dos estudantes, pare, beba bastante água e descanse. A desidratação pode acabar com o passeio.

Há regras e limites neste esporte como: respeitar Leis de trânsito e o meio ambiente.

Confira os equipamentos e acessórios indispensáveis para essa aventura

Nenhum comentário: