segunda-feira, 16 de novembro de 2009

FERNANDO TORRES ESTEVE PRESENTE NA SEMANA DE COMUNICAÇÃO 2009

Por Raniery Costa

O JORNALISTA FALOU DA VIDA PROFISSIONAL E O SUCESSO DO JOÃO BURACÃO.


A segunda palestra da segunda-feira foi com o jornalista Fernando Torres, que iniciou o curso de jornalismo com a primeira turma da Estácio Friburgo em 2001.

Segundo Fernando, ele tinha tudo para dar errado, pois morava em Santa Rita da Floresta, distrito de Cantagalo – RJ e o asfalto ficava a mais de 4 km de distância da casa dele. Mais o sonho de ser repórter de campo da Rádio Globo serviu como incentivo e resolveu fazer jornalismo logo assim que soube da abertura da faculdade em Nova Friburgo.

FOTO: DAVID ZOËGA

Fernando falou logo da importância de se especializar em todas as áreas pois as oportunidades são poucas e ressaltou que “o universitário não pode cometer dois erros que é achar que a carreira só começa com o diploma e não deixar de fazer bons trabalhos”. Para ele a faculdade começa no primeiro dia de aula.

Em seguida o jornalista fez um breve histórico da trajetória profissional e a passagem pelos laboratórios da Universidade, pela TV Serra+Mar, Groove Propaganda, Sucesso FM, TV Zoom, Jornal Extra, entre outros.

Com apenas 1 mês de jornal foi chamado pelo Editor de Cidade e Polícia do jornal EXTRA Fábio Gusmão para montar o projeto EXTRA 3G.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Saiba mais sobre o EXTRA 3G.


O SURGIMENTO DO JOÃO BURACÃO

A história sobre como foi descoberto o boneco João Buracão, o mascote do jornal EXTRA não poderia faltar na palestra de Fernando Torres.


Segundo o jornalista, durante uma cobertura policial, ao passar pelas ruas de Marechal Hermes, encontrou um boneco sentado em frente a buraco no meio da rua. Com o pensamento de que aquela imagem daria uma boa reportagem, procurou saber quem seria o autor daquela manifestação, até que chegou até o Irandir.
FOTO: DIVULGAÇÃO

Irandir é um borracheiro e o estabelecimento dele ficava em frente ao buraco, e muitos motoristas o acusavam de ter feito o buraco para furar o pneu dos carros. Foi aí que surgiu a idéia de criar um boneco como forma de manifestação.

A matéria sobre o João Buracão foi um sucesso, e logo após a publicação da matéria, a prefeitura fez um canteiro de obras para tapar o buraco que segundo moradores do local já tinha mais de dez anos.

Veja o vídeo de Fernando Torres, Irandir e o João Buracão no programa Mais Você.


Foi daí que muitas pessoas passaram a pedir a presença do boneco nas ruas onde moravam, reclamando sobre buracos que não eram tapados. Segundo Fernando o sistema de atendimento aos leitores teve mais de 15.000 ligações em um curto espaço de tempo.
FOTO: DIVULGAÇÃO

Desde que o João Buracão começou a atuar, cerca de 160.000 buracos já foram tapados, e além de tudo o boneco vem causando um tremenda repercusão entre os Prefeitos da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Conheça o blog do João Buracão.

Nenhum comentário: