segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Importância da Atividade Física Para Saúde do Idoso

Por Maria Izabel Leal
Técnica Taça de Champanhe

Segunda-feira, duas horas e vinte minutos da tarde: Dona Deyr se apronta para sair de casa. Arrumada e com sua bolsa já preparada, às duas e trinta, vai para seu compromisso que se inicia faltando dez minutos para as três horas. Aos setenta e oito a rotina de doze anos é incansável, muito pelo contrário, é motivadora. Toda segunda e quarta é a mesma coisa.

Ao som de uma música agradável e contagiante, com espírito de festa num ambiente onde todos os problemas e limitações são esquecidos por cinquenta minutos, começa a atividade desta senhora. Num lugar que para muitos outros a preguiça, a falta de vontade ou até mesmo o descaso com a saúde falam mais alto e os impedem de ter os mesmos resultados. E mais do que isso de ter a mesma sensação de prazer ao final de uma aula.

Ela e seus colegas que têm um objetivo principal: o de melhorar a qualidade de vida e diminuir as dificuldades adquiridas pela idade. Tudo é trabalhado de maneira bem específica, porém de forma descontraída e até divertida. Para eles é um incentivo, um resultado que faz diferença e é notado nas simples atividades do dia-a-dia.

O cenário onde tudo acontece é uma academia no centro da cidade de Nova Friburgo, localizada próxima a sua casa. Um lugar onde muitos, com a mesma idade, vão por recomendações médicas, como tratamentos e prevenções de algumas doenças. Ao contrário destes, a decisão de se praticar um exercício partiu dela mesma.

É através da hidroginástica que esta senhora encontra mais disposição para as tarefas do cotidiano. A ginástica na água, como o próprio nome já diz é a mais procurada pelos idosos. Devido ao impacto ser praticamente zero e a sensação de redução de peso os exercícios serem desenvolvidos com maior facilidade. Além de serem considerados mais eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.

A hidroginástica garante muitos benefícios para a saúde física e mental. Seguindo as orientações médicas o resultado é perceptível. Elimina o stress e o cansaço e relaxa o corpo e a mente. A longo prazo melhora a flexibilidade, a coordenação motora, a postura, a resistência física além de outros fatores.


As aulas dinâmicas, as amizades construídas, a sensação prazerosa e o resultado obtido motivam os alunos a contunuarem frequentando a academia. São feitas aulas temáticas de acordo com épocas festivas. As professoras fazem um trabalho específico de acordo com a limitação de cada um. Piadas são contadas pelas colegas durante os exercícios como descontração. A própria hidroginástica deixa todas as senhoras leves e de bem com a vida.

"Me sinto muito bem, tenho muita disposição. Levanto da cama, movimento braços e pernas sem reclamar. Sem dor nenhuma!" Declara dona Deyr com orgulho de si própria. Ela que nos mesmos dias da semana na parte da manhã, há dois anos, pratica ginástica e alongamento. E quando tem oportunidade ainda faz uma caminhada. Leva uma vida ativa e saudável.

Dona Deyr volta para casa animada, com a autoestima melhor e com a certeza de dever cumprido. Quarta-feira tem mais. "A semana passa e quando chega domingo eu já fico animada porque sei que no dia seguinte começa tudo de novo". Assim é a rotina e a paixão de uma senhora que vence os obstáculos da idade praticando o exercício físico. E com a consiência do quanto é importante para sua saúde.

Nenhum comentário: