domingo, 29 de novembro de 2009

Vilage no Samba em ritmo de carnaval para 2010

Matéria para Av2
Taça de champagne
Por Marcelo Drummond

No dia 23 de setembro de 1948 nasceu o Grêmio Recrativo Vilage no Samba. A escola já se sagrou 23 vezes como campeã do carnaval friburguense, sendo a maior vencedora de títulos da história de Nova Friburgo.

O carnaval de 2010 já está praticamente pronto. O enredo "A saga de José, rei dos sonhos, príncipe da fé", escolhido pela comissão de carnaval, já tem samba enredo definido por votação. A música é de autoria de Gibi, Dominguinhos, Malandro, Bruno e do grupo Toque Serrano.

No processo de escolha da música, os compositores recebem uma sinopse do tema e compõem os sambas que vão para a votação. Há dois anos o sistema democrático retornou e a Vilage foi campeã. Esse ano a disputa teve cinco canções diferentes.

A escola tem tradição na composição de sambas. O compositor, Jeferson Lima, da diretoria da Vilage, assina o samba da Imperatriz Leopoldinense que vai para a avenida em 2010. O hino da verde e branco foi eleito o melhor para o ano que vem por seis especialistas reunidos pelo jornal "O Dia"e é forte candidato ao prêmio Estandarte de Ouro, oferecido pelo Jornal "O Globo" aos melhores do carnaval.

O compositor, intérprete e diretor de divulgação Gibi, de 40 anos, considera o músico Dominguinhos um dos grandes talentos da Vilage em termos de composição. "Ele tem uma qualidade de letrista muito grande. A gente estuda o enredo e cada um dá a sua idéia, é tudo feito em conjunto, mas quem apresenta o carro-chefe é o Dominguinhos".

A rivalidade existente entre as escolas da cidade é saudável. "Não há brigas nem desentendimentos, a gente só é rival na hora da votação do carnaval, quando acaba todo mundo é amigo", comenta Gibi.

Com o verão se aproximando a escola se aquece para o grande dia. Nesta época os ensaios começam a encher. O salão da verde e branca friburguense começa a ficar lotado e depois da meia noite é difícil até para andar. Uma verdadeira festa.

São feitos dois ensaios por semana. Na quarta-feira a bateria acerta a batida das 20h até as 23h. Sexta-feira o ensaio começa às 23h com um show de pagode. O cavaquinista e cantor Dominguinhos, em conjunto com o violonista Adonai, lideram a harmonia para levantar a quadra. Em seguida, há sempre a presença de um intérprete convidado do Rio de Janeiro. No próximo ensaio está confirmada a presença do Zé Paulo da Mangueira.

Gibi - uma vida dedicada ao samba

O intérprete da Vilage mantém o jeito boêmio e simpático de quem cresceu no samba. Desde pequeno ele frequentava os ensaios da escola Acadêmicos das Braunes. Hoje, a Acadêmicos das Braunes não existe mais, porém a determinação e o amor pelo samba direcionam a vida do músico.

O sambista seguiu em sua trajetória para a Acadêmicos do Prado. Lá defendeu um samba e ganhou. Cantou na escola durante um ano. Foi quando Jeferson Lima viu o trabalho do cantor e o convidou para a Vilage. Atualmente, Gibi divide com Monstrinho, Marcelo Pinguim, Júnior e Guto a função de intérprete da Vila.

Gibi é um homem de muitas funções. Como Diretor Divulgação venceu uma batalha pelo samba friburguense. "Há um certo preconceito contra o samba na cidade. As pessoas saem daqui para ir assistir a um ensaio lá no Rio", comenta entristecido pela postura da população friburguense.

Felizmente, nos últimos anos este quadro está mudando. O trabalho de divulgação está promovendo a cultura da cidade e melhorando a visibilidade da escola junto aos meios de comunicação.

A vida no samba exige dedicação. "Quando acaba a quarta-feira de cinzas a gente já começa o trabalho para o ano que vem", relata o intérprete da Vila. Embora o esforço envolva toda a comunidade, cerca de apenas dez pessoas trabalham no barracão. Mesmo assim, a Vilage está adiantada para a festa. A maioria das fantasias já está negociada e o próximo enredo já está sendo pensado.

Quem desfila prescisa estar em dia com a escola. Todos devem comparecer aos ensaios e cantar o samba na avenida. A Vilage conta com ensaios técnicos desde o ano passado para aprimorar ainda mais os desfiles .

O elenco da escola ainda é composto pelo Mestre Riquinho, na bateria nota dez, pela Rainha de Bateria Thayane Rocha, Monara Costa na coreografia e pelos Mestre Sala e Porta Bandeiras, Betão e Alexandra. O Presidente é Marcelo Cintra e o Presidente de Honra é Rogério Faria.
Dominguinhos, terceiro da esquerda para direita, comanda, ao lado de Adonai, a harmonia da Vilage.
Fotos de autoria de Marcelo Drummond

Nenhum comentário: