domingo, 29 de novembro de 2009

KARATE MOSTRA BONS RESULTADOS MADALENA

Por Raniery Costa

O Karate é uma arte em que a pessoa aprende a utilizar as suas mãos ou outros membros do corpo como pés e joelhos para se defender. É por este fato que vem o significado da arte “mão vazia”, ou “nada nas mãos”.



Foto: Divulgação
 

A arte é recomendada para todas as idades, e a partir dos 11 anos de idade, pode-se começar a treinar. Em casos de crianças menores, é importante que aula represente uma brincadeira, ou um jogo, além das noções da luta. 

A prática do karate também é considerada uma ótima atividade para pessoas da 3ª idade, pois desenvolve hábitos posturais e auxilia no fortalecimento da musculatura. Pessoas com mais de 60 anos, o fortalecimento muscular contribui para a prevenção da osteoporose, contribuindo para maior flexibilidade diminuindo os riscos de queda entre outros benefícios.

Segundo os instrutores, a arte proporciona grande condicionamento cardio-vascular e muscular, não há ganho de massa muscular, mas de força e definição, desenvolve a coordenação motora e a mobilidade das articulações, exige o aprendizado de estratégias por parte do lutador, incentiva o auto-controle emocional além de poder ser aplicado à auto-defesa, principalmente nos dias de hoje em a violência está cada vez maior. 

Ao praticar a arte as pessoas devem se habituar a usar o kimono (uniforme do karatê) e, eventualmente, protetores para boca para proporcionar maior segurança ao praticante. Mas, em qualquer luta, a peça fundamental é o professor e por isso, o aluno deve procurar uma academia com professores capacitados, tanto técnica quanto psicologicamente.

No dia 27 outubro 2009 esteve na cidade de Santa Maria Madalena o Presidente da Federação Karate do Estado Rio Janeiro e coordenador técnico da Associação Madalenense Yuuki-Do de Karatê, Fernando Gomes.

Willian Reigoto, Prefeito Arthur Garcia, Fernando Gomes e Nilton Pontes - Foto:Raniery Costa


O objetivo da visita foi se reunir com o Prefeito Artur Lima Garcia e com os professores Willian Reigoto Teixeira e Nilton César Santiago Pontes, para falar sobre os planos e atividades realizadas pela Federação em relação à Associação Yuuki-Do em Madalena.

Na oportunidade, Gomes falou das grandes das conquistas que a Associação Yuuki-do de Karate obteve nos campeonatos e elogiou o desempenho dos atletas. Falou também sobre o exame de faixa preta pelo qual passaram os professores da Associação em que o professor Nilton César Santiago Pontes recebeu a Faixa Preta 4º Dan, e o professor Willian ficou com a Faixa Preta no 3º Dan. 

O instrutor da associação Willian afirmou que “todas as conquistas só foram possíveis com a ajuda da Prefeitura de Santa Maria Madalena, que realmente se preocupa com o futuro das crianças no Município e sabe que esporte e educação caminham juntos e no final a juventude da cidade só vem a ganhar com isso”.

Nenhum comentário: