domingo, 15 de novembro de 2009

João Buracão é destaque em Semana da Comunicação

A semana de comunicação da Universidade Estácio de Sá, campus Nova Friburgo, teve início no dia 26 de outubro, recebendo os ex-alunos Carla Tank, assessora de imprensa e o repórter do Jornal Extra, Fernando Torres. O auditório da instituição recebeu um bom número de alunos, que puderam conhecer um pouco da experiência profissional dos convidados.

Carla Tank, formada em publicidade, contou que depois de atuar vários anos em agências, deixou a estabilidade financeira de lado para fazer jornalismo. Ela pode estagiar no jornal O Lance e depois de dois anos foi convidada a estrear no SBT Nova Friburgo. Carla disse que cobriu matérias variadas durante quatro anos e se encantou pela televisão.

Hoje, Carla é assessora de imprensa da Águas de Nova Friburgo, empresa que muitas vezes foi criticada pela própria jornalista. Para ela, não poderia haver melhor reconhecimento de seu trabalho. No entanto, o ela diz que sua verdadeira paixão ainda é o jornalismo e que ainda pretende voltar para a televisão.

Fernando Torres, iniciou sua palestra de forma descontraída, revelando detalhes de seu percurso até o jornalismo. Mesmo morando a “4Km do pedaço mais próximo de asfalto”, como disse o jornalista, Fernando não desistiu de seu sonhos.

Segundo Fernando, os alunos cometem um grande erro ao considerar que a carreira começa somente após a faculdade e ao não dar o devido valor aos trabalhos realizados durante o estudo, desse modo o aluno desperdiça chances únicas de aprendizagem, que podem valer muito em seu futuro profissional.

Fernando Torres chegou ao Jornal Extra em 2008 e aceitou o desafio de cobrir a baixada fluminense. Segundo o próprio jornalista, o que não era tão ruim, a baixada revelava as melhores estórias. Após algum tempo de trabalho, mais um convite, Fernando entrou no projeto inovador do Repórter 3G. Nessa nova empreitada o repórter faz toda a reportagem, desde o texto até a edição final, enviando diretamente para a internet.

Fernando também foi destaque por Ter sido o descobridor do João Buracão, assunto central do primeiro dia de palestra. O boneco criado por um borracheiro, foi a forma de protesto criada pela comunidade contra o descaso das autoridades com a via pública durante vários anos. Sucesso imediato, João ocupa diariamente os jornais de todo o país e a direção do jornal Extra já criou o espaço de atendimento ao leitor chamado João Buracão, para ouvir as reclamações da população. Segundo Fernando Torres, em apenas um dia a redação do jornal recebeu 15 mil ligações

Nenhum comentário: