segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nova Friburgo realiza 5° edição da Parada LGBT


Por Elcio Mello


Aconteceu no dia 22 de novembro na cidade de Nova Friburgo, Região Serrana e Centro-Norte Fluminense, um show de cidadania e felicidade. Em sua 5° edição a Parada LGBT promete fortalecer a identidade do público e sua diversidade, tendo como tema “Homofobia, criminalização já!” e a música “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré

O evento visa promover a diversidade cultural e humana, propagar elementos sobre direitos humanos e buscar novas expectativas. Música e irreverência foram à tônica da parada que contou com diversas atrações.

No brasil a violência contra os homossexuais ocorre de várias maneiras, inclusive com agressões físicas, o que, não raro, termina em assassinatos de pessoas por terem assumido seus sentimentos afetivos. A Central Única dos Trabalhadores – CUT e entidades filiadas, tem como desafio a luta contra homofobia nos locais de trabalho onde essa violência toma a forma de discriminação, preconceito ou de chacotas. Apesar do conservadorismo da sociedade brasileira em relação a pluralidade sexual, a emergência do movimento LGBT nas mais variadas culturas, tem sido de um instrumento importante de luta contra a intolerância.

O acontecimento contribui para o fortalecimento das organizações socioculturais do público, proporcionando visibilidade às manifestações desenvolvidas e a afirmação do direito de expressão na medida em que atua na redução do preconceito, no combate à homofobia e na elevação da auto-estima dos indivíduos envolvidos, além de sensibilizar o poder público local e regional na construção de políticas públicas de cultura de paz e valores na promoção da diversidade humana, a fim de minimizar os danos causados pela exclusão social e cultural.



A manifestação social foi organizada pelo Movimento da Diversidade na Serra - Mover-se, junto a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo através do Centro de Referência Hanna Suzart, Secretaria Estadual de Assistência Social e de Direitos Humanos, através da Superintendência dos Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Coordenação Municipal de Prevenção de DST/AIDS de Nova Friburgo, Fundação Cultural Ormeu Junqueira Botelho e Grupo Arco-íris. Contando ainda como os cidadãos da cidade que contribuíram para uma manifestação de valorizar a diversidade.

Nenhum comentário: