segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ex-aluno indicado ao Prêmio Esso apresenta João Buracão


A Universidade Estácio de Sá, campus Nova Friburgo, foi palco da Semana da Comunicação entre os dias 26 e 29 de outubro. A palestra de abertura contou com a presença do jornalista, ex-professor e ex-aluno da instituição, Fernando Torres, de 26 anos. Também participou do evento a assessora de comunicação da Águas de Nova Friburgo, Carla Tank.

Fernando Torres que era morador de Santa Rita da Floresta e “andava dois quilômetros e meio para chegar ao primeiro pedaço de asfalto”, trabalha hoje como repórter 3G do jornal “Extra”.

Dono de um currículo extenso, Fernando Torres mantêm a simplicidade sem esquecer sua longa caminhada. Trabalhou na Rádio Sucesso, na Rádio Estação e na Mídia Impressa da Estácio de Friburgo, na TV Serra Mar, atual Inter TV, no jornal “O Momento”, da cidade de Macuco, na Groove Propaganda e como assessor de imprensa do IBPA, (Instituto Brasileiro de Pesquisa Alternativa) da ACIANF, (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo) e da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro.

Como repórter 3G do Extra a rotina é muito intensa. Fernando Torres é responsável por parte da cobertura das editorias “Geral” e “Polícia” na Baixada Fluminense. Em um dia “comum” de trabalho, o jornalista esbarrou no seu grande achado, o João Buracão. Trata-se de um boneco, que na ocasião ainda não tinha este nome, e estava com uma vara de pescar em frente a um buraco alagado.

A invenção foi uma forma bem humorada de protesto do borracheiro e artista plástico Irandir contra o descaso do poder público. A população culpava Irandir pelo buraco porque estava situado em frente à borracharia. O personagem foi batizado por Fernando Torres, virou mania nacional e ainda rendeu ao repórter uma indicação ao Prêmio Esso de Jornalismo.

A primeira matéria sobre João Buracão foi publicada e o problema do buraco foi resolvido. Desde então o boneco vive uma intensa rotina de visitas. Onde tem um buraco o João vai pescar e consegue atrair a atenção das autoridades para o problema. O sucesso fez a redação do Jornal Extra colocar uma linha só para ele. "O número de ligações chegou a 15.000", comenta Fernando Torres. Irandir doou o boneco e até agora já foram tapados em média 160.000 buracos. "O João entrou nu vácuo governamental", conclui o repórter.

Na foto à esquerda: João Buracão pesca em um buraco, uma forma bem humorada de protestar.


Acesse aqui o blog do João Buracão

Leia sobre o sequestro de João Buracão

Acompanhe João Buracão no Twitter

Galeria de fotos: festa olímpica com João Buracão - Rio 2016 sem buracos!








Vídeo mostra a rotina do repórter 3G

Por Marcelo Drummond

Nenhum comentário: