quarta-feira, 25 de junho de 2008

TEATRO GAMA


POR LUÍSA TOLEDO

Fundado no ano de 1966, em Nova Friburgo, pelo diretor teatral Júlio César Cavalcanti, mais conhecido como Jaburu, o grupo Gama já ganhou vários prêmios ao longo de seus quarenta e dois anos, entre eles: o troféu "Pascoal Carlos Magno", por ter sido considerado o melhor grupo teatral do Estado do Rio de Janeiro por três anos consecutivos. Representou o teatro friburguense em vários festivais pelo país, participando por três vezes consecutivas do Festival de Inverno de Ouro Preto.
"A história do Gama tem uma forte ligação com a do Centro de Arte porque grande parte dos integrantes do grupo freqüenta o local desde a sua fundação e, criaram neste ambiente rico e multiforme, seus primeiros contatos com a arte e a inspiração necessária para colocar em prática as próprias aspirações da alma", conta Jaburu.
O Gama trouxe à cidade mais de cinqüenta montagens de grupos de outros municípios e artistas consagrados como Rubens Corrêa, Marieta Severo, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Stênio Garcia, Antônio Nóbrega, entre outros. Criou ainda, o "Circo Azul", espaço popular voltado para o encontro democrático com a comunidade friburguense, proporcionando espetáculos de alto nível artístico para a comunidade local. Por este projeto recebeu o "Troféu Galdino do Valle Filho" – friburguense criador do Dia Nacional da Criança – 12 de outubro.

Nenhum comentário: