domingo, 8 de junho de 2008

CONVERSANDO COM A FISIOTERAPEUTA GABRIELLE C. L. ARAÚJO

“Acredito na importância da atividade física em qualquer idade, principalmente na terceira, onde aumentam a ocorrência de quedas no domicílio. O idoso tem todo um processo de envelhecimento sistêmico, começando pelo sistema nervoso, coração, vasos sangüíneos, pulmões, rins, pele, musculatura esquelética, cartilagem e ossos. Normalmente, há um comprometimento de equilíbrio, déficit de força, déficit de memória, de cognição, dificuldades no aprendizado, início de diabetes e colesterol alto devido à má alimentação praticada durante muitos anos e etc.
Tudo isso faz parte do processo natural do envelhecimento do corpo, mas pode ser controlado ou minimizado com a inclusão de alguns hábitos, tais como, a prática regular da atividade física. Podemos citar como benefícios dessa prática regular o aumento da força, o favorecimento da coordenação motora, a flexibilidade articular, que juntos culminam no melhor desempenho do equilíbrio e evitam as quedas. Apesar do ganho muscular não ser como o de um jovem, a pessoa idosa mantém um tônus muscular muito mais saudável e mantém ou aumenta a densidade óssea."
Gabrielle Araújo afirma, ainda, que com a regularidade da atividade física podemos evitar muitas doenças comuns da idade e controlar e tratar as doenças que já apareceram.
Por Danielle Grativol

Nenhum comentário: