quinta-feira, 12 de junho de 2008

Jogando a diabetes para escanteio

Rafael Seabra
O aposentado Mauricio Cunha, de 70 anos, teve toda a rotina de sua vida mudada por causa da diabetes. Há 15 anos ele descobriu que era portador da doença que atinge, segundo dados da Internacional Diabetes Federation ( IDF) cerca de 151 milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar disso, ele esbanja muita disposição e sempre está firme na luta contra o açúcar.
Mauricio nasceu no Rio de Janeiro e teve uma infância de muito trabalho. Aos cinco anos ele foi levado para um colégio interno onde permaneceu até completar 15 anos.
- Durante a minha infância tive muitas dificuldades, primeiro a pobreza bateu na minha porta, morava com minha avó que me educou rigidamente. Após sair do colégio interno comecei a trabalhar como aprendiz de serralheiro- relembra.
Em 1957, o sonhador Mauricio ingressou no exército onde arrumou forças para superar a falta de carinho e a ausência da família. Mas nem tudo são flores, dois anos depois o então jovem teve que deixar o exército.
- Meu tempo de treinamento no exército acabou, por isso, fui obrigado a deixar o quartel foi muito difícil, pois gostava muito da carreira militar.- comenta o aposentado.
Mesmo sem experiência ele começou a trabalhar numa firma de administração de imóveis situada na Praça XV, no Rio de Janeiro. Mas o sonho de ser militar voltou a tona e em 1964 lá estava o soldado Cunha se apresentando no Corpo de Bombeiros. Depois de alguns anos de serviço Mauricio veio para Nova Friburgo onde foi reformado como segundo sargento.
Até então, Mauricio já havia vencido todos os combates que a vida colocou no seu caminho, primeiro superou a falta de carinho, depois passou por cima das dificuldades de arrumar um emprego e se estruturar na vida. Mas, suas forças foram colocadas a prova quando descobriu ser portador de diabetes
- Na época costumava a beber e a fumar bastante. Com o tempo comecei a emagrecer e minha esposa ficou preocupada e pediu que eu fizesse exames de rotina. O resultado mostrou que tinha diabetes. – afirma Mauricio.
Mesmo assim, o experiente aposentado não se abateu e procurou ajuda nos médicos e depositou suas forças na oração para superar esse novo desafio. Depois de algum tempo Mauricio começou a fazer tratamento na Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf) onde resolveu declarar guerra ao açúcar.
- Na associação sou muito bem atendido. Tenho a possibilidade de fazer exames do teste de glicose que é essencial para o controle da doença. Além disso, tenho que controlar a alimentação, não posso exagerar na quantidade de comida – constata o aposentado.
Hoje Mauricio faz muitos planos, um dos sonhos do sorridente aposentado é ser humorista. Ele já começou a fazer cursos de artes cênicas no Sesc de Nova Friburgo e espera que um futuro breve possa protagonizar uma comédia e levar muita alegria para o público.

Nenhum comentário: