quinta-feira, 12 de junho de 2008

A futura Jade Barbosa

Síntia Barcelos
Outra aluna de destaque é Ticiana Maria Barroso de Carvalho Castro. Aluna da terceira série do ensino fundamental, ela participa das aulas desde os 5 anos de idade. Elisabeth Maria Barroso de Carvalho já perdeu a conta do número de campeonatos da filha, mas responde rapidamente qual costuma ser a classificação : “Quando não fica em primeiro lugar fica em segundo.”

Beth, como gosta de ser chamada, conta que a competição mais difícil foi em setembro do ano passado, na Barra da Tijuca. Ticiana disputou o primeiro lugar com mais de 16 crianças, entre elas algumas de grandes clubes como Flamengo e Fluminense. A mãe ri ao lembrar os comentários que surgiram ao final da competição: “As crianças vieram da roça, mas mostraram serviço.”

A menina, de apenas 9 anos, tem uma rotina difícil. Para não prejudicar as aulas Beth transferiu Ticiana para uma escola próxima ao Centro de Treinamento, onde ela tem aulas de ginástica de segunda a sábado no período da manhã. “Eu faço sacrifício porque ela gosta da ginástica e depende de mim para treinar.” Declarou a mãe.

Segundo ela a ginástica ajudou Ticiana a amadurecer e a ter disciplina, mas tem como ponto negativo a competição. O sonho da menina é ser atleta da seleção brasileira, a exemplo de Jade Barbosa campeã do Pan Americano do Rio de Janeiro no ano passado. “A ginástica é a minha vida.” Disse a pequena atleta.

A maior dificuldade encontrada pelas mães que moram longe do centro de treinamento, como é o caso de Elisabeth, é o transporte. As crianças não recebem ajuda de custo e muitas vezes as famílias não têm dinheiro para levá-las ao treinamento. Os pais de Ticiana são separados e a mãe conta que “Quando o pai dela ficou desempregado ela entrou em pranto. Não se preocupou se iria comer ou se vestir, só pensou se poderia continuar indo aos treinamentos.”

Nenhum comentário: