quarta-feira, 11 de junho de 2008

Inadimplência assusta setor de Moda Íntima friburguense

Raimundo Monnerat, morador de Nova Friburgo, está há 18 anos no ramo de comércio de tecidos para confecção de moda íntima.
Osmir Martins, presidente da empresa Triumph, em Nova Friburgo, conta coma ajuda dos 900 funcionários para manter o rítimo de produção da fábrica que está no mercado há mais de duas décadas.
Nelci Loyola e sua esposa fundaram há 25 anos a Lucitex, uma empresa friburguense de moda íntima. A empresa produz cem mil peças por mês e exporta para alguns paises ao redor do mundo.
Maria Gomes viaja mais de 400 quilômetros para conseguir o sustento de sua família. Uma vez por semana vem á Nova Friburgo buscar mercadoria. Há dez anos trabalha como revendedora de moda íntima em Ipatinga, no estado de Minas Gerais. Afirma que esse é um negócio lucrativo apesar dos prejuízos.
Apesar de Nova Friburgo ser considerada a Capital da Moda Íntima do Brasil, comerciantes e industriários da cidade, como os entrevistados acima, não estão livres dos prejuízos trazidos através de uma venda mal sucedida.
Segundo dados da Telecheque, empresa responsável pelas consultas de cheque e inserções no SPC e SERASA, o primeiro na lista de inadimplência é o cheque devolvido.
A inadimplência é um problema que afeta tanto os comerciantes quanto os industriários, pois com saldo devedor a empresa não consegue créditos junto aos fornecedores. O descontrole sobre o dinheiro e empréstimo de folhas de cheques à terceiros é uma das principais causas.
Segundo dados do Serasa, a inadimplência dos consumidores aumentou 10,6% nos quatro primeiros meses desses ano em relação ao mesmo período de 2007.
Uma dica para reduzir a inadimplência é que o comerciante passe a trabalhar com cartões de crédito e débito, que apesar das altas taxas administrativas ainda é considerada a maneira mais garantida de receber o valor da mercadoria.


Saiba mais sobre a Inadimplência em:

www.sebrae.com.br – cartilha “Saiba Mais” sobre inadimplência

www.grupounidas.com.br - pesquisa sobre inadimplência

www.endividado.com.br - traz soluções para sair da inadimplência

www.oglobo.globo.com/economia

www.g1.globo.com/noticias


Por Marcela Monnerat

Nenhum comentário: