quarta-feira, 25 de junho de 2008

FUTEBOL DE MESA

Por Luísa Toledo

O futebol de botão surgiu independentemente da indústria de brinquedos e conseguiu permanecer à margem dela. O esporte, manifestado, segundo relatos históricos, primeiramente no Brasil, já apresentava, desde o início, sintomas de que estava destinado a ultrapassar seus parâmetros esportivos e permear a vida cultural brasileira de modos mais sutis. No início do século XX, o violento esporte bretão mal havia saído das fraldas quando as crianças começaram a disputar um joguinho de salão inspirado no futebol, utilizando botões grossos retirados das roupas.
Colocavam dois times de onze botões cada sobre uma mesa lisa e os impulsionavam para que ricocheteassem uma bola minúscula em direção a uma rede em miniatura. O resultado foi o futebol de botão que sobrevive até hoje.
Existem jogos de futebol de mesa similares em outros países, como o Subbuteo, uma espécie de primo do futebol de botão, jogado na Europa com bonequinhos de plástico presos sobre uma base arredondada. Mas, o jogo de botão é anterior tanto ao Subbuteo, criado por Waddingtons em 1947, quanto ao precursor deste, Newfooty, criado por uma família de Liverpool, em 1929.

Nenhum comentário: