quinta-feira, 12 de junho de 2008

Casa de Cultura de Teresópolis 20 anos

Por Pedro Durão

Em 19 de maio de 1988 era inaugurada a Casa de Cultura de Teresópolis. A construção de uma casa que funcionasse como uma espécie de matriz da cultura em Teresópolis foi um projeto sonhado durante vários anos. Em 1970, o Conselho Estadual de Cultura incentivou a criação de um conselho municipal para que o mesmo ajudasse a Prefeitura a reservar um espaço dedicado unicamente às diversas expressões de arte locais. No entanto, seriam necessários ainda 14 anos para que a empreitada começasse a ser erguida na Praça Juscelino Kubitschek, no bairro de Fátima. O local escolhido era, até então, um imenso matagal.
Em 1987, os operários começaram a executar o projeto do arquiteto Jorge Batista Sabino. O projeto arquitetônico, ousado para a época e inspirado em linhas modernistas, conta com muitas paredes de vidros e tijolos aparentes.
O teatro principal tem capacidade para 140 pessoas sentadas. Nos blocos externos, há espaço reservado para exposições, dança, teatro e diversas atividades culturais. Na parte externa, também integrada ao projeto, foram feitas ainda anfiteatro, playground, jardins e área de lazer.
Em 1995, a Casa de Cultura de Teresópolis passou a se chamar Casa de Cultura Adolfo Bloch. A mudança de nome foi uma homenagem ao dono da extinta TV Manchete, que era apaixonado por Teresópolis.
Desde 2006, o município investe na revitalização do ambiente. Além de obras de melhoria e modernização, o prédio ganhou painéis decorativos e nova comunicação visual. Para atender aos espetáculos e eventos, o palco do teatro foi totalmente reformado: ganhou novas coxias, iluminação e novas cortinas.
Além da revitalização outro motivo para comemorar os 20 anos da Casa de Cultura é a ampliação da oferta de cursos gratuitos. Durante muito tempo, o centro cultural ficou na penumbra, sem ter muita participação na vida cultural do teresopolitano. São oferecidos cursos de balé, jazz, dança de salão, teatro, desenho e pintura, musicalização infantil, canto, violão clássico, violão popular, piano, teclado e flauta. Ao todo são 900 alunos matriculados. A fila de espera é grande. De acordo com a Secretaria de Cultura, a procura cresce a cada ano.
No domingo, 18, quem foi a Praça Juscelino Kubitschek participou de uma série de atividades culturais, recreativas e de lazer durante todo o dia em comemoração ao aniversário da Casa de Cultura.

Nenhum comentário: