domingo, 8 de junho de 2008

CONVERSANDO COM A NUTRICIONISTA ROMYSCHNEIDER F. ITO

"Na terceira idade há um aumento natural das doenças crônicas degenerativas, por isso é importante a prática de exercícios físicos, para que o idoso consiga estabilizar o peso ou melhorá-lo.
O condicionamento físico de uma forma geral melhora, a atividade física faz com que a pessoa tenha uma melhor queima e utilização dos nutrientes, o que impedirá, um pouco, a obesidade.

Nessa idade também surge a diminuição da concentração do cálcio no organismo, perda da massa óssea, tendo como conseqüência a osteoporose. Com a atividade física e a exposição ao sol regular a pessoa consegue melhorar a captação desse cálcio e assim a prevenção da osteoporose.

Em pessoas onde existe a presença de artrite ou artrose a reposição do celênio (encontrado principalmente nos cereais), ômega 3 (encontrado em maior parte nos peixes) e antioxidantes (encontrado em frutas e verduras) atua na prevenção de lesões. A atividade física também proporciona junto com a alimentação balanceada uma melhor absorção das vitaminas hidrosolúveis, as vitaminas que são carregadas pela água, por isso é importante ter uma boa hidratação. "
A nutricionista ainda destaca a necessidade de não se exercitar em jejum.

“A união da atividade física com uma alimentação equilibrada é imprescindível para uma vida saudável e uma terceira idade “jovial”, finaliza Romyschneider Ito.
Por Danielle Grativol

Nenhum comentário: