domingo, 8 de junho de 2008

CONVERSANDO COM A ASSISTENTE SOCIAL MÁRCIA DE J. S. REIMÃO

“Além dos benefícios já citados, a atividade física favorece ao idoso na parte social. Os que praticam alongamento ou outros exercícios em grupo fazem amizades e encontram pessoas parecidas, que vivem a mesma realidade, sentindo-se assim mais enturmados e inseridos na sociedade onde vivem.

O idoso aposentado tem uma grande tendência à depressão, já que passou a vida toda trabalhando com compromissos e horários fixos e nessa fase se encontra com tempo livre e sem a maioria dos compromissos. Ele geralmente se sente sem valor, pois está fora do mercado de trabalho e acredita que só as pessoas economicamente ativas são importantes.

O trabalho físico voltado para terceira idade contribuirá para integração das pessoas que passam pela mesma fase, pelos mesmos problemas de saúde, pelos mesmos medos e sensações. O ser humano é um ser social, por isso a importância da convivência entre os da mesma espécie e do mesmo grupo.

Além das vantagens fisiológicas, a prática da atividade física participa ativamente da melhora psicológica e comportamental do indivíduo. Geralmente o idoso se acomoda, tem medo de se arriscar, medo do desafio, é importante tomar a iniciativa, pois até mesmo o estresse é combatido pelos exercícios. O que acontece é uma melhora radical da qualidade de vida”, conclui a assistente social Márcia Reimão.
Por Danielle Grativol

Nenhum comentário: