domingo, 8 de junho de 2008

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Seja sempre jovem: O tempo não pára, mas a terceira idade pode e deve ser saudável



A terceira idade é uma das mais importantes etapas de nossa vida, chega meio sem avisar. De repente “estamos velhos”.... ou somos assim considerados pelas outras pessoas. Cientificamente, essa fase tem início a partir dos 65 anos e junto com ela vem essa idéia de velhice. Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, velhice significa o prolongamento e término de um processo representado por um conjunto de modificações fisiomórficas e psicológicas ininterruptas à ação do tempo sobre as pessoas. Difícil não?! Traduzindo, a velhice é inevitável e é um processo natural de quem está vivo.
Mas ninguém afirmou que nessa fase a vida acaba e que não há mais nada a fazer.




O QUÊ PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE DE NOVA FRIBURGO TEM A DIZER?





Nutricionista Romyschneider F. Ito


Assistente social Márcia de J. S. Reimão


Cardiologista Dr. Raul Rosado Feijó




EXEMPLOS DE BEM-ESTAR E VIGOR NA TERCEIRA IDADE



A Sra. Maria Efigênia de Arruda tem 81 anos e pratica atividades físicas desde os 47 anos. É um exemplo de disposição e saúde. Ela faz alongamento e participa das atividades oferecidas pelo SESC NOVA FRIBURGO para terceira idade. “Vale à pena praticar exercícios físicos desde jovem. A vida se torna muito melhor”, afirma Sra. Maria com um sorriso largo.

Outra pessoa que também tem uma história de saúde para contar é a Sra. Carmen Maria José Pereira que tem 73 anos e faz atividade física há 3: “Minhas dores no corpo melhoraram, me sinto mais bem disposta, fiz mais amizades. Tudo melhorou. Estou muito feliz e de bem com a vida. Também participo das atividades oferecidas pelo SESC NOVA FRIBURGO e indico a outras pessoas jovens como eu...”, disse entre risos.

“Antes de começar a me exercitar, me considerava deprimida, me sentia muito solitária, tinha muitos problemas de saúde e meu emocional era instável, o que ocasionava esses problemas. Depois que comecei a praticar os alongamentos oferecidos pelo SESC NOVA FRIBURGO e dos bailes oferecidos pelos clubes da cidade para a “Feliz Idade” tudo melhorou, fiz novas amizades, sempre tem alguma atividade legal pra fazer, não sinto mais dores no corpo e tenho muita disposição. A vida se renovou e acredito que não tem idade melhor do que agora porque não tenho mais compromissos com filhos, com horários, com trabalho... Minha única preocupação é ser feliz!!!! O resto ficou em 2º plano. Agora só quero ser feliz... não tenho mais tempo pra remoer os problemas do passado, a vida é curta demais...” Esse depoimento foi feito pela Sra. Maria da Penha Ferreira que tem 61 anos e faz atividades físicas há 2. Ela fez questão de divulgar para as outras pessoas que podem estar passando ou vir a passar por uma situação parecida.



CONCLUINDO: TERCEIRA IDADE NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS



É uma fase natural da vida. O importante a ser destacado é a possibilidade da vida continuar, não da mesma forma quando éramos jovens, mas com muita garra, disposição e alegria. A terceira idade é uma vitória, sinal de que tivemos muitas experiências de vida, erramos e aprendemos(...), vivemos. O caminho para uma vida saudável é a atividade física e alimentação balanceada.

A dica para você, leitor, é não deixar para amanhã, não esperar a idade chegar para começar a se preocupar com essas coisas. Comece a fazer exercícios físicos, seu corpo e sua saúde vão agradecer. Você não deixará de envelhecer, mas pode chegar à terceira idade com uma disposição e saúde que nunca imaginou.









O Alongamento oferecido pelo SESC NOVA FRIBURGO acontece às quartas e sextas e tem início das 8h:30 às 9h:30. Telefone de contato: 22 2522-4052.












Por Danielle Grativol

Nenhum comentário: