quinta-feira, 12 de junho de 2008

Nova Friburgo: resgate de um passado de constantes mudanças

Rafael Seabra
Nova Friburgo, este foi o nome que os suíços deram para uma região que quase dois séculos depois teria vocação para o turismo e seria o maior pólo de moda íntima do Brasil. O município foi batizado com este nome em homenagem a cidade de Fribourg , de onde partiram as 261 famílias suíças.
A vinda dos suíços para as cidades da região serrana aconteceu depois de um decreto assinado por D.João VI no dia 16 de maio de 1818.
- Os suíços começaram a chegar as novas terras apenas em 1820. A princípio estava previsto um certo número de imigrantes, porém vieram para a região muito mais pessoas. Com isso, houve uma redistribuição de terras e muitas famílias foram morar em regiões mais afastadas do centro, conta o historiador e professor Ricardo Gama.
No dia três de janeiro de 1820, um alvará elevou Nova Friburgo a categoria de vila, desmembrando suas terras das de Cantagalo. A medida foi oficializada no dia 17 de abril do mesmo ano. A partir de 8 de janeiro de 1890, Friburgo foi reconhecida como cidade, tendo sua população aumentada com a chegada de imigrantes italianos, portugueses e sírios.
A partir de 1872, a região começou a se desenvolver através do escoamento da produção de café vinda de Cantagalo com destino ao Rio de Janeiro. No início, o terminal ferroviário pertencia ao Barão de Nova Friburgo, mas depois foi vendido para o capital inglês.
- Neste período a cidade se desenvolveu por causa de melhorias no comércio e o surgimento de colégios para a educação dos filhos dos poderosos da época. O trem transformou Nova Friburgo numa cidade urbana, explica o historiador.

Industrialização, um caminho para o desenvolvimento

No início do século XX, a história uma cidade que dependia da produção de café de Cantagalo mudou radicalmente. Neste época, houve uma briga política entre o médico Galdino do Valle Filho - que defendia com a instalação das indústrias na cidade - e os proprietários de café que lutavam pela manutenção da estrutura baseada na agricultura.
- Galdino do Valle conseguiu trazer as primeiras indústrias para Nova Friburgo. Com isso, a cidade se modernizou e substituiu a estrutura voltada para o café - que até então prevalecia - mas estava em declínio. Com o surgimento das indústrias, os bairros também cresceram.- analisa o historiador.
A Rendas Arp foi a primeira fábrica a se instalar em Nova Friburgo. Para que esta empresa viesse para a cidade com a ajuda do capital alemão, o grupo encabeçado por Peter Julius Arp exigiu o controle sobre a energia elétrica do município.
- Em 1911 foi criado por Galdino do Valle Filho, a partir do jornal A Paz, um clima que culminou com a revolta conhecida como Quebra Lampiões, no qual o povo quebrou todos os lampiões a gás da cidade para que fossem substituídos pelos de energia. Na época, a concessão da energia elétrica estava nas mãos de uma pessoa ligada à família Galeano das Neves. A população- que queria a instalação da fábrica devido a perspectiva de novos empregos - invadiu o prédio da Câmara, pois o poder legislativo não queria passar a concessão para a fábrica de rendas. Esse foi um movimento importante pois mudou os destinos da cidade, conclui Ricardo Gama.

Nenhum comentário: