quarta-feira, 25 de junho de 2008

RESGATE CULTURAL

POR LUÍSA TOLEDO

As fotos em exposição durante este mês de maio no Centro de Arte, mostram uma Nova Friburgo antiga e desconhecida por muitos. O fotógrafo Osmar de Castro faz uma homenagem aos 190 (cento e noventa) anos da cidade com fotografias antigas ( de 1870 até a década de 50 ), que foram restauradas por ele.

Quando você iniciou sua carreira artística?

Castro: No início, eu fotografava casamentos, aniversários, qualquer tipo de evento. Em 1996, tive a idéia de criar esse acervo de fotografias antigas da cidade. O primeiro passo foi correr atrás das fotos. Eu já tinha algumas que pertenciam à minha família e consegui muitas das fotos em acervos de bibliotecas e de colecionadores. Muitas famílias tradicionais de Friburgo também me deram inúmeras fotos. Hoje, conto com um acervo de doze mil fotografias e documentos antigos.

Este trabalho é considerado por você como um hobby, ou desde o início já havia a intenção de seguir a carreira artística?

Castro: Sempre quis trabalhar e viver de arte. Comecei a fotografar para eventos e estava acostumado a utilizar as máquinas analógicas, até ter o primeiro contato com a digital. Me apaixonei na mesma hora pela nova tecnologia, que me proporcionou inúmeras facilidades. A instantaneidade e a qualidade das fotos me satisfizeram. Além disso, graças a essa tecnologia, consegui tratar as fotos antigas e torná-las nítidas. Fiz um árduo trabalho de restauração e identificação das fotos. A pesquisa em busca da história da cidade foi essencial.

Como ocorreu o contato com o Centro de Arte?

Castro: O meu contato com o Centro de Arte é antigo. Em 1989, fui diretor do local e há dez anos faço essa mesma exposição, sempre no mês de maio e nos estabelecimentos do Centro de Arte.

Como tem sido a receptividade do povo friburguense para com o seu trabalho?

Castro: A receptividade do povo friburguense em relação ao meu trabalho sempre foi muito positiva. Noto isso porque várias pessoas, de diferentes famílias já me procuraram oferecendo fotografias antigas da cidade. Cada ano que passa, o acervo fica maior. Acho que isso acontece porque meu trabalho está relacionado com a memória e a história da cidade e, são poucos os documentos existentes que registrem estes aspectos de Nova Friburgo. Eu tenho meu próprio laboratório onde fiz a restauração das fotografias contidas nos três livros que já publiquei.

Um comentário:

Corel na Veia disse...

Tomei a liberdade de expor esse material no link reportagens do blog de osmar de castro http:acervonovafriburgo.blogspot.com espero que nao se importe, nao deixei de fora os creditos. vou colocar seu link tambem por lah se nao se encomodar...desde jah grato.