quarta-feira, 25 de junho de 2008

CINE ARTE

POR LUÍSA TOLEDO

O antigo “Clube de Cinema” do Centro de Arte oferece gratuitamente à comunidade a mostra de filmes, com sessões às quartas, às 18:00 horas e às quintas às 19:30 horas. “Não há um público alvo específico. Nosso objetivo é fazer cultura e atrair pessoas de todas as faixas etárias. Por isso os gêneros dos filmes expostos são diversos”, explica Paulo Henrique de Carvalho, responsável pela seleção das películas e que, no final de 2005, implantou com Daniela Santi a mostra de filmes, que já não funcionava há mais de dez anos.
Enquanto o público aguarda o início da sessão, são expostos em uma das salas, vídeos diversos, como de shows de jazz, entrevistas e biografias de cineastas e atores clássicos do cinema mundial. Graças a um convênio com uma locadora da cidade, o estabelecimento consegue gratuitamente a locação dos filmes. O local também conta com uma nova aparelhagem de cinema. “É excelente, assim como a projeção e o som. É como se você estivesse em um cinema convencional”, diz a diretora Daniela Santi.
Segundo Paulo Henrique, a falta de hábito por parte da população em frequentar o Centro de Arte dificulta a divulgação das novidades e da programação do local. Em relação à seleção dos filmes, ele é enfático ao dizer que procura fugir de filmes convencionais dando prioridade às películas que abordam temas já conhecidos pelo público de uma maneira geral, mas que fazem uma interpretação, um questionamento distinto das convicções e conceitos já estabelecidos e difundidos sobre os respectivos temas.
A sala do Cine Arte possui cento e dez lugares, mas está constantemente vazia. “A dificuldade em se implantar um projeto de caráter cultural não se restringe a Friburgo, é um problema nacional. Não existe dentro da educação dos brasileiros a inclusão da cultura no seu dia-a-dia. Assim, para muitos, a cultura e a arte passam a ser artigos de luxo, quando não deveriam. Através dos mais jovens é possível mudar esse quadro, pois na criança cria-se o hábito cultural, para que ela venha a ser um adulto que vá necessitar disto em sua vida”, diz Daniela.

Nenhum comentário: