quinta-feira, 12 de junho de 2008

Estação chega ao Cadima

por Uilque Lopes
As primeiras experiências radiofônicas possibilitaram alunos e professores analisarem o futuro da comunicação brasileira que enfrentou algumas dificuldades para encontrarem no início o perfil ideal para as rádios universitárias, á qual começaram a construir um conceito alternativo e experimental, outros preferiram seguir uma performance educativa.

Os avanços tecnológicos acabaram impulsionando as rádios universitárias a entrarem no sistema da internet e utilizarem equipamentos de última geração para acompanhar a evolução da comunicação no século XXI, que se tornaram cada vez mais globalizada. Para fugir dos interesses mercadológicos, algumas emissoras optaram pela resistência em relação às rádios comerciais e defendem a idéia de manter na programação o estilo erudito e o clássico, mas já existem emissoras que discordam desta opinião e aderiram a gêneros musicais que são veiculados nas rádios populares, que decidiram montar blogs, sala de bate-papo, promoções e até pagarem à conta de luz ou água dos ouvintes que participarem ao vivo.

A corrida pela audiência provocou mudanças na estrutura de grandes emissoras de rádio no Brasil, que passaram a investir nos estúdios digitais, programações em rede e a interação com os ouvintes com mais intensidade. Isso acabou refletindo nas emissoras universitárias que tiveram que se adequar a uma nova realidade.

A Rádio Estação, que pertence a Universidade Estácio de Sá campus Nova Friburgo, não é diferente no que se refere em tecnologia, mesmo mantendo a característica de veicular apenas qualidade, a equipe da rádio decidiu criar um blog, na intenção de informar os internautas o que acontece no dia-a-dia dos alunos que participam das atividades dentro da rádio e divulgar o trabalho dos artistas nacionais, e desenvolver o projeto Estação Cadima fora do campus.

O projeto Estação Cadima começou na última sexta-feira (07) e terá a missão de produzir uma programação de 12 horas de música e entretenimento, nas caixinhas do Shopping Cadima, que fica no centro de Nova Friburgo. Os alunos irão poder mostrar o seu trabalho e estabelecer um elo com outros ouvintes no decorrer das atividades. A parceira com a universidade e a direção do shopping nasceu para proporcionar aos clientes, visitantes e lojistas a oportunidade de curtirem uma programação bem feita e de qualidade.

Nenhum comentário: