quinta-feira, 10 de abril de 2008

Universidade Estácio campus Nova Friburgo sedia o 1º debate sobre o Dia Internacional da Mulher

A Universidade Estácio de Sá campus Nova Friburgo promoveu no mês de maio, o 1º debate do Dia Internacional da Mulher, entre a Drª Jamila Calil Salim Ribeiro, a diretora Elizabeth Henriques e a palestrante Drª Vera Barcellos Leal, no antigo auditório. As participantes citaram a importância da mulher no mercado de trabalho nesses últimos anos e os desafios que ainda deverão enfrentar dentro da vida política.

A idealizadora do evento, professora Rosane Costa iniciou as atividades agradecendo a participação de todas as convidadas do debate, os alunos de psicologia e a presença do coordenador acadêmico Edezildo França no evento.

Rosane enfatizou a trajetória da mulher no mercado de trabalho, mas se demonstrou preocupada com o rumo que as feministas chegaram com relação à sexualidade dentro e fora de casa. Ela apontou que nos últimos anos, as mulheres passaram a assumir cargos importantes, nas áreas de informática, engenharia, metalurgia e a política. Segundo a professora, elas perderam a oportunidade de questionar assuntos que levem a própria reflexão.

“A mulher está cada vez mais isolada e estão se responsabilizando por atribuições que eram nossas historicamente, mas também eram dos homens. Hoje agente consegue ter uma carreira, mas perdemos, por exemplo, a possibilidade de discutir questões pertinentes a nossa condição de feminino.”

Enquanto a Drª Jamila Calil Salim Ribeiro ressaltou o atraso da mulher no processo eleitoral, que acabou dificultando o interesse delas em participar da vida pública e acrescentou que apenas uma minoria está administrando órgãos públicos, e exercendo funções no poder legislativo. Também citou a Lei Maria da Penha se tornou um marco histórico da mulher no combate a violência.

“A mulher começou a votar na época de Getúlio Vargas, através de uma medida de lei que ele sancionou há 58 anos. A partir daí, que as mulheres puderam participar diretamente das eleições. Nós, ainda temos uma minoria em cargos executivos e legislativos, precisamos de outras companheiras na política. Eu sou a única mulher eleita na última eleição. Já em relação a Lei Maria da Penha, uma grande vitória das mulheres na luta contra os maus tratos. '” Disse – Calil

Já a Diretora Elisabeth Henriques destacou a importante de a mulher investir na sua carreira, lutar pelos seus ideais e incentivou aos alunos para conquistar o mercado de trabalho com dinamismo e determinação. Ela citou a vantagem que a mulher tem na hora de cumprir algumas tarefas do trabalho simultaneamente, sem prejudicar o desenvolvimento dela na empresa. Também deixou um recado para todos os alunos e o amor que tem pela educação.

Nós, mulheres temos a grande vantagem, conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo. No decorrer da minha carreira tive dificuldade, mas nada se tornou empecilho na minha vida profissional. Todos podem chegar, o segredo é lugar. Agente tem que passar a gostar daquilo, desempenhar, fazer bem e ai crescer. Para assim, chegar a grande oportunidade da sua vida. Hoje, faço o que eu amo, que é trabalhar com a educação e ser gestora de uma universidade.” Ressaltou Diretora.

O evento encerrou com a palestra da ginecologista, Drª Vera Barcellos Leal, que falou sobre a sexualidade feminina e apresentou o pensamento de alguns filósofos na palestra.

Por: Uilque Lopes


Nenhum comentário: