terça-feira, 8 de abril de 2008

Auxílio transporte universitário de Teresópolis deixou de beneficiar 154 alunos

Dos 419 estudantes inscritos, apenas 265 foram atendidos

Por Claudia Rezende

O auxílio transporte universitário foi criado pelo prefeito de Teresópolis, Roberto Petto, em 2005 a fim de ajudar os alunos que fazem faculdade ou curso profissionalizante fora do município. Os candidatos precisam se inscrever e apresentar os documentos exigidos para seleção.

Apenas 265 alunos dos 419 inscritos em 2008 receberam o benefício. Estes devem apresentar à Secretaria de Desenvolvimento Social, até o dia 10 de abril, o comprovante de titularidade em conta corrente no banco HSBC. A gratificação será depositada de abril a dezembro, até o quinto dia útil de cada mês.

O processo de seleção estipulado pela prefeitura causa discussão entre os estudantes. Em 2006, houve uma manifestação estudantil em frente a prefeitura que reivindicava uma seleção mais justa, porque alguns eram beneficiados e outros não. O universitário Nilson Filho foi beneficiado em 2006 e 2007, mas não em 2008. “Apresentei a mesma documentação dos anos anteriores e não consegui o auxílio esse ano, não entendo. Estou tentando recorrer, pago R$240,00 pelo transporte, sem o auxílio fica muito complicado. Há muitas falhas nesse sistema de seleção e por isso fui prejudicado”, disse o estudante.

O estudante de direito Bruno Molina, beneficiado pela prefeitura com o auxílio transporte, acredita que a falha está nas pessoas que apresentam documentos falsos, conseguem o auxílio e tiram oportunidade de outros que realmente precisam. “Ao meu ver, deveria ser feita uma inspeção na residência dos estudantes por parte do setor de Assistência Social da Prefeitura a fim de aferir a veracidade das informações apresentadas, pois sabemos que nos dias de hoje é fácil apresentar uma renda que não condiz com a realidade”, acrescenta o universitário.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Iracema Toledo Braga, é da Comissão do Programa de Auxílio Transporte responsável por avaliar e fiscalizar os processos e procedimentos administrativos para a gratificação do auxílio. Em entrevista, Iracema esclarece algumas dúvidas comuns dos estudantes.

Nenhum comentário: