quarta-feira, 9 de abril de 2008

Dúvida entre o saber e o fazer

Ao entrar na adolescência a maioria dos jovens se deparam com a dúvida sobre o que fazer quando terminar o ensino médio, e em Nova Friburgo a situação não é diferente. Alunos de uma escola estadual da cidade falam sobre suas perspectivas de futuro.

Os jovens estão preocupados com a questão da falta de experiência profissional que nas maiorias das vezes gera empregos informais ou o desemprego. Dados do IBGE mostram que o percentual de jovens entre 15 e 17 anos desempregados é superior á pessoas com mais de 60 anos.

Uma outra questão que impede o ingresso dos jovens no mercado de trabalho é a falta de qualificação profissional. Eles enfrentam o dilema de seguir nos estudos em busca de especialização ou cair no mercado e seguir as oportunidades que aparecer.

Carlos Teixeira, 19 anos, aluno do Colégio Estadual Zélia dos Santos Cortês em entrevista disse que quando terminar seus estudos pretende cursar faculdade de Odontologia, para se qualificar para o mercado de trabalho. Welington Fonseca, 18 anos, declara que quando terminar seus estudos pretende arranjar um emprego qualquer para então prestar concurso para o Corpo de Bombeiros.

No final das contas a culpa por toda essa situação do desemprego está nas mãos de adultos que tem o compromisso com a formação e o bem-estar dos jovens. Não há por que exigir que os jovens tenham experiência se a educação está tão precária. A ética e solidariedade que os adultos tanto pregam podem começar por este tema.
Saiba mais em:

www.espacoacademico.com.br/005/05ruda.htm

www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/palavra/jbotelho/gel140202.htm

www.library.com.br/Reforma/Pg021Desemprego.htm

Por Marcela Monnerat

Nenhum comentário: