quinta-feira, 10 de abril de 2008

Apae Nova Friburgo na luta contra o preconceito para inserir deficientes no mercado de trabalho


Rafael Seabra
Vencer preconceitos, estes é um dos objetivos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Friburgo. Para atingir a meta de inserir os alunos no mercado de trabalho a instituição promove oficinas profissionalizantes. Em 2007, oito portadores de deficiência conseguiram emprego em indústrias do município.
Atualmente, a instituição presta serviços a 538 portadores de deficiência e disponibiliza cinco estágios de ensino: Educação Essencial, Infantil, Fundamental, Jovens e Adultos. Na escola as crianças têm a chance de aprender a ler e a escreve com professores treinadas para atender portadores com algum tipo de deficiência.
O setor de saúde conta com o apoio de vinte profissionais nas áreas de: Psicologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Odontologia, Audiologia, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Neurologia. No ano passado, foram realizados 22.103 atendimentos, entre os quais: 2.317 testes do pezinho, 236 avaliações com bebês, 3.971 com psicológicos e 4.701 pessoas receberam tratamento com as fonoaudiólogas.
A instituição ainda presta à população serviço de Assessoria Jurídica Gratuita - em parceria com a Universidade Candido Mendes -disponibiliza oficinas de artesanato para as mães dos portadores de deficiência, realiza reuniões periódicas para esclarecer pais ou responsáveis sobre os atendimentos prestados, oferece cursos profissionalizantes em parceria com o Sesc e o Sebrae, faz acompanhamento alimentar e fornece Serviço de Orientação Familiar (SOF).

Novas Instalações: sonho de um futuro melhor

Todos os dias, funcionários dos setores localizados nas instalações antigas da Apae têm a dura missão de carregar todos os materiais utilizados no trabalho para um lugar mais alto, no prédio. A ‘mudança’ visa evitar perdas materiais em caso de enchente.
- Nos primeiros meses do ano nossa atenção vem sendo redobrada para evitar que as inundações comprometam nosso trabalho. A única solução que encontramos foi guardar os equipamentos nas novas instalações, acima do nível do solo, afirma Maria Pacheco.
Para tentar acabar com esse problema, a Apae inaugurou no dia dois de março do ano passado a primeira etapa das obras de melhoria na sede localizada na rua Ventura Spargolli 292 no Prado. A construção foi desenvolvida com o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, Fundação Tinkem, Fundação Itaú e Gemini Engenharia.
- Se entrar todo o dinheiro aprovado pelos parlamentares, pretendemos concluir as obras até o final de 2009. Para a conclusão da reforma do primeiro prédio foi liberada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome uma verba de R$ 120 mil. Com este dinheiro iremos colocar piso e cobertura de rampas, instalar a parte elétrica do térreo e reformar os banheiros. Acredito que iremos gastar aproximadamente R$ 1,5 milhões para concluirmos a reforma– afirma Maria Pacheco.
O prédio - já em operação - irá abrigar exclusivamente as salas de aula, mas no momento, está sendo utilizado também pelo setor de saúde. O principal objetivo da ampliação é evitar que as enchentes do início de janeiro inutilizem equipamentos e material de consumo, inviabilizando as atividades e trazendo prejuízos a instituição.

Nenhum comentário: