quinta-feira, 10 de abril de 2008

INÍCIO DO PERÍODO DE SECA DEIXA PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS EM ALERTA



Síntia Barcelos

A equipe do Parque Estadual dos Três Picos intensificou nos últimos meses o trabalho de prevenção contra incêndios. Desde o fim do ano passado estão sendo feitas notificação aos moradores da área do parque e do seu entorno. Outra medida adotada é o trabalho de conscientização nas escolas.

Segundo Mariane Costa Foly da Silva, secretária administrativa do local, no ano passado foram oito incêndios de grande proporção. O maior durou cerca de 15 dias e cada um atingiu aproximadamente 10 hectares de Mata Atlântica. Além destes, há ainda os pequenos focos, muito comum nas áreas onde existem moradores.

A unidade de conservação está notificando e dando informações os cidadãos a respeito dos riscos de incêndio. “Depois que você já sabe que é um crime e comete, você pode ser multado”, afirmou Mariane.A estiagem começa em maio, mas é nos meses de junho a outubro que menos chove. Em 2007 o nível pluviométrico na região foi de 651 mm no mês de janeiro. Já no mês de junho, com apenas quatro dias de chuva, foi de 69 mm, uma queda de 89,4%.

O Parque foi criado em 05 de junho de 2002 pelo decreto estadual nº. 31.343. Abrange os municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Quase um terço de sua extensão fica no Município de Cachoeiras de Macacu, onde se localiza também a sede. É administrado pela Fundação Instituto Estadual de Florestas – IEF/RJ.

Com 46.350 hectares é a maior unidade de conservação ambiental do grupo de proteção integral do Rio de Janeiro e abriga o “Corredor da Serra do Mar”. A área é considerada uma das mais conservadas da Região Serrana do Estado. Dentro do parque está o segundo maior jequitibá do Brasil.
Fotos

Nenhum comentário: