terça-feira, 8 de abril de 2008

A epidemia da fome

Quem diria que em um país tão rico existem milhões de pessoas que morrem todos os dias de fome. Esta realidade dolorosa se silencia ao ser transposta em números, os quais não traduzem os dramas e vidas que com ela se deparam.

O povoado de Santa Úrsula, no sertão da Bahia, se tornou em uma cidade fantasma. Alguns ainda persistem por lá, como é o caso da Maria e de Cirene que ficaram para receber a pensão, que por sua vez, está atrasada.

É comum também a inversão do ciclo de vida, onde proeza é criança viva. Cemitério de anjos, como são chamados, existem do Norte de Minas ao Sertão do Nordeste. Este fato esclarece que a cada cinco minutos morre uma criança no Brasil, a maioria de doença de fome.

Entretanto, esta realidade não se restringe á regiões rurais, em metrópolis a fome também mata. Um dos atores deste cenário são os imigrantes que se lançam a um destino incerto e se deparam com uma outra realidade.

Comoção e constrangimento a uma simples pergunta: O que vai ter de almoço? Simplesmente não haverá.

Saiba mais sobre a fome acessando: www.ibge.gov.br; www.fomezero.gov.br; www.senado.gov.br/conleg/artigos/especiais/afomenobrasil.

Por Camila Athayde

Nenhum comentário: