quinta-feira, 10 de abril de 2008

A DIFÍCIL BATALHA CONTRA A FOME NO BRASIL

Síntia Barcelos
O “Mapa do fim da fome no Brasil”, divulgado em 2001 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que cerca de 29% da população brasileira vive abaixo da linha da pobreza. As principais vítimas da miséria são os pequenos brasileiros.

Estudos mostram um elevado índice de crianças com desnutrição. Em 96, cerca de 41% dos brasileiros entre seis e 24 meses sofriam com a doença. A média nacional é de 26 mortes por mil crianças nascidas vivas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 2003.

A série “Fome”, exibida em 2001 pelo Jornal Nacional, da TV Globo, mostrou a realidade no interior do país. Segundo a reportagem de Marcelo Canellas, do Norte de Minas ao Sertão do Nordeste existem centenas de cemitérios de crianças. Quase todas mortas pelos efeitos da fome.

Um estudo realizado há dez anos pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), revelou um alto índice de brasileiros subnutridos. Na classificação de 1 a 5, em que quanto maior o número pior o resultado, o Brasil recebeu índice 3, comparável a países como a Nigéria.

Algumas instituições como a Pastoral da Criança, FAO, Unicef e até mesmo ações governamentais tentam frear os números. Mesmo conseguindo reduções consideráveis da mortalidade e subnutrição infantil elas não são suficientes.

De acordo com o economista Marcelo Neri (FGV) os programas do governo voltados para o público infantil, como os de educação, merenda escolar e Bolsa Escola, são ferramentas importantes no combate à miséria no Brasil.

Nenhum comentário: