segunda-feira, 7 de abril de 2008

Casa das Américas no Brasil: um breve histórico


Por Luísa Toledo

Em 1996, Oscar Niemeyer e um grupo de intelectuais comunistas reuniram-se, com o intuito de discutir a possibilidade de construir, no Brasil, uma sede da Casa das Américas. Em virtude de divergências entre os presentes não foi possível na época chegar a um acordo acerca do projeto.

Entre os participantes estava o sub-diretor da Oficina de Estado de Cuba, Juán Valdez Pinto. Ao longo deste tempo, a possibilidade de concretizar a idéia foi trabalhada, tomando corpo a partir de 2000, na cidade de Nova Friburgo, interior do Estado do RJ.

Em 2004 foi fundado um núcleo da Casa das Américas na cidade, na tentativa de se conseguir uma representação no Estado do Rio de Janeiro que tivesse independência para simbolizar a unidade do povo da região.

O planejamento do programa para a efetivação do projeto foi possível a partir do evento de lançamento da Coordenadora Continental Bolivariana no Brasil, que ocorreu no IV Seminário do Jornal Inverta. Estavam presentes, representantes do Parlatino, da Comissão de Ecologia e Turismo do Parlatino de Cuba, da OSPAAAL, do jornal Granma e da Venezuela; o cônsul de São Paulo, o Embaixador da Bolívia , o representante da República Dominicana, entre outras representações da América Latina.

O editor do Jornal Inverta, Aluisio Bevilaqua afirma que a partir deste encontro a construção da Casa das Américas no Brasil se tornou realmente viável. “ Fizemos a apresentação formal do projeto e discutimos as possibilidades de obtenção dos recursos necessários para o fim. Foi quando nos foi confirmado que o governo da Venezuela arcaria com as despesas do empreendimento. A participação e apoio de Niemeyer também foi fundamental.”

LEGENDA DA IMAGEM: TERRENO DO CENTRO CULTURAL CASA DAS AMÉRICAS

Nenhum comentário: