terça-feira, 8 de abril de 2008

Entrevista com a Secretária de Desenvolvimento Social de Teresópolis

Por Claudia Rezende

Iracema Toledo Braga é a principal responsável pela comissão julgadora do auxílio transporte universitário em Teresópolis. Ela avalia as documentações dos inscritos e os procedimentos administrativos para que o benefício seja depositado corretamente para os alunos.

Claudia: Qual o objetivo principal da Prefeitura ao destinar verba para o auxílio transporte universitário?

Iracema: É com o objetivo de estimular os estudantes universitários e aqueles que buscam qualificação em cursos técnicos fora da cidade que o governo do prefeito Roberto Petto vem investindo na concessão do auxílio-transporte. O custo-benefício pode ser avaliado com a formação e a capacitação destes jovens, que buscam o conhecimento para ingressar no competitivo mercado de trabalho. Estamos investindo na qualificação desses estudantes, logo, investimos na própria cidade, a longo prazo, pois teremos mais profissionais qualificados em Teresópolis.

Claudia: Quanto ao processo de seleção, muitos estudantes o contestam e acham injusto. Qual o seu ponto de vista?

Iracema: Nosso processo de seleção foi desenvolvido por toda a comissão e foi a forma mais próxima do justo que achamos. Estamos cientes que alguns podem forjar comprovantes de renda, mas não temos como contestar um documento que prova a renda familiar, infelizmente.

Claudia: Vimos que 154 alunos não receberam o benefício. O número alto de não-beneficiados foi devido ao limite da verba oferecida pela prefeitura?

Iracema: Não, absolutamente. Nós obedecemos a um limite de verba para o auxílio, mas muitos alunos ficaram de fora da gratificação por não terem se encaixado no padrão da seleção. Pontos são somados de acordo com os critérios, se o candidato somar igual ou abaixo de três pontos não tem direito ao benefício.

Claudia: Constatamos que alguns alunos beneficiados anteriormente não receberam o auxílio esse ano, com os mesmos documentos apresentados. Como esse fato se explica?

Iracema: Bem, o aluno nessa situação deve recorrer o processo na Secretaria de Desenvolvimento Social. Assim, os documentos serão analisados novamente e uma resposta definitiva será dada ao inscrito.

Nenhum comentário: