quinta-feira, 10 de abril de 2008

OS EFEITOS DA FOME

Síntia Barcelos
Ninguém morre de fome, pelo menos segundo os atestados de óbito. Eles registram apenas as doenças e problemas causados por ela, como infecções ou falência de órgãos vitais. A morte, no entanto, é apenas o fim de uma agonia que apresenta diversos sintomas.

Após um dia sem comer, a pessoa tende a apresentar apatia, cansaço e fraqueza. O metabolismo e a pressão tendem a cair, resultando em sonolência e sensação de frio. O organismo começa a produzir cetonas, o que causa mal hálito.
Depois de uma semana sem se alimentar, a pessoa começa a ter cãibras, redução da atividade cerebral, perda de peso e de massa muscular. A diminuição do volume sanguíneo dá a pele o tom amarelado.

Quatro semanas sem comer levam, entre outros sintomas, a arritmias cardíacas por falta de potássio, confusão mental, infecções na pele e nos intestinos, queda de cabelo, insuficiência renal e riscos de entrar em coma, caso a temperatura corporal caia a menos de 35º C. A fome prolongada, portanto, afeta de uma maneira ou de outra, todos os órgãos do corpo humano.
RADIS Comunicação em Saúde. Nº 8, abril de 2003 pág. 11

Nenhum comentário: