quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Vida Recuperada Através da Solidariedade

Por Camila Cabral
Mas um dia começa, tipicamente comum em uma cidade do interior. O dia esta ensolarado, pela manhã bem cedo dar-se início a mais uma rotina, pode-se ver a roupa esticada no varal e as primeiras fumaças do fogão a lenha sendo acesso, ouve-se o som de uma vassoura varrendo as folhas no quintal, o canto dos pássaros e o latido do cachorro. Dentro de casa tudo em ordem, camas arrumadas, chão limpo e o barulho da panela de pressão no fogo anunciando a hora do almoço.



A tarde chegou e com ela a professora, é hora de aprender um pouco mais do mundo das letras. A noite vem chegando embalada pela música, as vozes se unem para contar louvores, é a vez de alimentar a alma e receber o carinho dos amigos e visitantes. Panelas ao fogo, o cuidado em preparar o alimento é mais uma vez demonstrado, reunidos a mesa é hora do jantar, às dez horas da noite, quase que religiosamente todos se recolhem, é preciso descansar.

Esta história descreve a rotina de uma família um pouco diferente, que envolve vidas transformadas, através do amor, da solidariedade, da atenção e do respeito de pessoas que disponibilizam seu tempo para cuidar e ajudar o próximo. O trabalho é voluntário e a disponibilidade em servir surgiu da gratidão por um dia ter recebido ajuda. Conhecendo de longe essa rotina doméstica pode-se concluir que trata-se de um lar conduzido por uma mulher, certo?

Errado. Esse lar é conduzido por um homem que voluntariamente e carinhosamente cuida de 18 homens. André Luis Oliveira da Silva, 30 anos é o responsável por esse “lar”. Há aproximadamente um ano e quatro meses ele é o Diretor e Obreiro (pessoa responsável pela orientação espiritual) pelo

Centro de Recuperação Betuel, mais conhecido como “Portal da Vida”, no município de Cachoeiras de Macacu.


O Centro de Recuperação Betuel é uma instituição sem fins lucrativos e seu objetivo é ajudar pessoas que sofrem com a dependência química. André Luis é voluntário no Centro de Recuperação e no seu coração está o desejo de ver vidas livres das drogas. Sua disponibilidade em servir ao próximo surgiu da gratidão por um dia ter recebido ajuda.

- Resolvi ser voluntário, pois através da minha experiência com as drogas posso ajudar outras pessoas em suas reabilitações. Cheguei ao Centro de Recuperação para tratamento, recebi a ajuda do Pastor Jorge Coelho e de outras pessoas. Deus foi me abençoando, não só na minha recuperação mais também me dando sabedoria e o dom de ajudar e cuidar de vidas. – reconhece André Luis Diretor e Obreiro do Centro de Recuperação Betuel.

André conviveu doze anos com o álcool, perdeu uma noiva, um carro e o amor próprio, esses não foram os maiores problemas enfrentados com o vício. Segundo ele chegou a virar mendigo dentro da sua própria casa, além de cobrir as janelas com pano preto para não ver a luz do sol. O motivo que levou André a aceitar o tratamento foi segundo ele, foi o sofrimento:

- Sem dúvida esse foi o motivo que me convenceu a aceitar o tratamento. Muitas vezes as pessoas que estão ao redor de um dependente químico não entendem que a dependência é uma doença, pensam apenas que é malandragem, falta de vergonha.

O conselho de uma amiga foi o que levou André Luis ao Portal da Vida para tratamento do
alcoolismo, hoje ele ajuda outros homens na luta contra o vício. Recuperado do alcoolismo, seu tratamento durou apenas dois meses, fato que surpreende André até hoje, apesar do processo ter sido interrompido por motivos pessoais, deixando-o afastado do Centro de Recuperação durante um mês.

Para o ex-interno que virou Diretor e Obreiro do Centro de Recuperação Betuel todas as quedas e dificuldades que tive na vida, serviram como aprendizado para poder ajudar a cada um desses homens em suas reabilitações. A solidariedade e o trabalho voluntário sem dúvida ajudam a resgatar vidas do mundo das drogas, e André Luis é um exemplo dessa realidade, foi recuperado pela solidariedade e através dela ajuda outras pessoas a se salvar.

Nenhum comentário: