quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Arte e Trabalho Voluntário Ajudando Vidas

Por Camila Cabral


O artista plástico Eron Matoso destaca-se hoje na cidade de Cachoeiras de Macacu, não apenas pela sua arte, mas também pelos diversos trabalhos voluntários de que participa. Segundo ele a arte tem o poder de tranqüilizar as pessoas, tanto os admiradores quanto os praticantes.


Toda quinta-feira o artista plástico se dedica à realização de um projeto de profissionalização com adolescentes carentes nas favelas do centro do Rio de Janeiro. O trabalho voluntário é realizado no exército, levando a arte da estamparia e a técnica de silk-screen (pintura em tecido) a meninos e meninas carentes.


Em Cachoeiras de Macacu, o artista é interprete para pessoas surdas no Colégio Municipal São Francisco, todas as noites na turma de alfabetização. O trabalho é voluntário, mas não diminui a vontade de ajudar as pessoas.


A solidariedade não termina aqui. No Hospital Jesus em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, Eron pinta as paredes do hospital para alegrar as crianças internadas. Além de desenvolver um trabalho de artesanato com as mães e de desenho com as crianças.


O reconhecimento vem com a gratidão dessas entidades. Como o certificado de amigo do hospital e o convite para ser padrinho dos Jovens com Necessidades Especiais. “Pois sem doar como posso receber? E se recebo tanto por que não dividir?”-conclui o artista plástico Eron Matoso.

Nenhum comentário: